PIB per capita português é dos mais baixos do euro. Consumo das famílias também
O PIB per capita em Portugal, medido de forma a poder ser comparado com os restantes países europeus, foi de 77,3% da média. O consumo das famílias representou 81,7% da média europeia.
O PIB per capita português ficou na cauda da Europa em 2016, mostram os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Também o consumo das famílias foi dos mais baixos do conjunto da moeda única.
Em 2016, o PIB per capita português, medido em paridades de poder de compra, representou 77,3% da média da União Europeia. Este valor revela, ainda assim, uma melhoria face a 2015, quando ficou em 76,8%. De 2015 para 2014 praticamente não tinha sido registado qualquer avanço: a melhoria foi de uma décima. No ano passado a economia portuguesa cresceu 1,5%.
Quando comparado com os restantes países do euro, Portugal fica entre os mais fracos. Aliás, o PIB per capita português, medido desta forma para que possa ser comparável, é menos de um terço do luxemburguês. É também menos de metade do irlandês.
PIB português na cauda da Europa
Fonte: INE
Também no que toca ao consumo das famílias em paridades de poder de compra (pago por si, ou que decorre de transferências das administrações públicas, como é o caso, por exemplo, da comparticipação de medicamentos) Portugal ficou abaixo da média da União Europeia, embora o valor não seja tão distante. Em 2016, as despesas de consumo final das famílias representaram 81,7% da média europeia. De entre os países com um PIB per capita superior ao português, só a Eslovénia consumiu menos: 75,9% da média.
Face a 2015, e apesar de a política de devolução de rendimentos se ter iniciado já em 2016, o consumo das famílias em paridades de poder de compra ficou praticamente inalterado (caiu uma décima). Contudo, o INE recomenda cautela nas comparações temporais, uma vez que ao longo do tempo verificaram-se “alterações de diferente natureza”, como por exemplo ao nível do cabaz de bens e serviços.
Conforme explica o INE, a despesa de consumo individual per capita “é um indicador mais apropriado para refletir o bem-estar das famílias”, enquanto o PIB per capita é sobretudo um indicador “do nível da atividade económica”. Os números mostram que “devido aos efeitos da redistribuição do rendimento” a dispersão dos valores do PIB per capita no conjunto da União Europeia é superior à dos valores do consumo das famílias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PIB per capita português é dos mais baixos do euro. Consumo das famílias também
{{ noCommentsLabel }}