5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 18 Dezembro 2017

Os alunos do básico e secundário entram de férias, mas a atualidade económica e política não: Vieira da Silva é ouvido no Parlamento e o BCE dá a conhecer a inflação na Zona Euro.

Entre a audição do ministro do Trabalho no Parlamento, novidades sobre a Conta Geral do Estado e as estatísticas da inflação, há muito a que estar atento esta segunda-feira. Especialmente os juros da dívida nacional, agora que a Fitch retirou o país de “lixo”.

Juros em queda? Fitch subiu o rating

Depois da S&P, foi a vez de a Fitch avançar com a revisão em alta da notação financeira atribuída ao país. Em vez de um, decidiu elevar o rating em dois níveis, colocando-o em BBB. Os investidores já antecipavam que esta pudesse ser a decisão, razão pela qual os juros da dívida a dez anos de Portugal tenham baixado da taxa exigida a Itália. Contudo, e tendo em conta que o país está prestes a entrar nos principais índices de obrigações mundiais, poderá haver margem para um acentuar da tendência de descida das yields de Portugal.

Vieira da Silva no Parlamento por caso Raríssimas

O ministro do Trabalho Vieira da Silva vai ser ouvido durante a tarde no Parlamento para dar explicações sobre denúncias de irregularidades na gestão da Associação Raríssimas, que terão chegado antes da divulgação de informações em várias reportagens. O PS justificou a chamada do ministro com o “fundado alarme social que esta situação provocou, as graves denúncias noticiadas e as responsabilidades do Estado no acompanhamento e fiscalização do setor social e solidário”.

Parecer sobre a Conta Geral do Estado é entregue

O presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, entrega a Ferro Rodrigues, o presidente da Assembleia da República, o parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2016. Depois, o parecer vai ser apresentado aos jornalistas. Este parecer é uma auditoria das contas de 2016, e inclui recomendações para o Governo no próximo ano.

Como se comporta a inflação na Zona Euro?

O Banco Central Europeu (BCE) lança esta segunda-feira as estatísticas do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor para os países na Zona Euro. O IHPC é uma estatística que permite comparar facilmente a inflação entre os diferentes países do grupo, porque é calculado com base num cabaz de produtos que é igual para cada um dos países.

Senado pode aprovar revolução fiscal nos EUA

O texto final da grande mudança fiscal que se espera para os Estados Unidos, que tem deixado os investidores tensos e em expectativa desde que Donald Trump chegou à Casa Branca, pode ser aprovado pelo Senado já esta segunda-feira. Os senadores podem votar dia 18 ou dia 19, enquanto os representantes da outra Câmara poderão fazê-lo dia 19 ou 20.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião