PSI-20 em queda antes da decisão da DBRS

  • Rita Atalaia
  • 21 Outubro 2016

A descida da Galp Energia está a pressionar o PSI-20 na abertura. Mas as perdas da bolsa nacional são ligeiras. O foco vira-se hoje para a decisão da DRBS sobre o rating de Portugal.

A bolsa nacional abriu em baixa leve, pressionada pela descida da Galp Energia. O PSI-20 segue logo abaixo da linha de água nos 4.735,29 pontos, contrariando os ganhos na Europa. Os investidores ainda estão a digerir os comentários feitos pelo presidente do Banco Central Europeu. Mas o foco vira-se hoje para a decisão da DRBS sobre o rating de Portugal. Mario Draghi garantiu que o país deixará de ser elegível caso haja um corte da notação.

As ações da Galp Energia recuam 0,4% para 12,79 euros. No restante setor energético, o grupo EDP segue misto. A casa-mãe ganha 0,4% para 3,01 euros. Já a subsidiária EDP Renováveis negoceia com poucas alterações nos 7,13 euros.

No setor bancário, o BPI recua 0,1% para 1,13 euros e o Banco Comercial Português segue inalterado nos 0,0178. Na sessão anterior, os títulos do BCP chegaram a ganhar um máximo de 7% para os 1,81 cêntimos. Os investidores estiveram a ajustar carteiras antes do agrupamento dos títulos. A expectativa em torno da entrada da Fosun no capital tem impulsionado o banco liderado por Nuno Amado.

A Jerónimo Martins está a ajudar a limitar as perdas da praça lisboeta. A retalhista acelera 0,3% para 16,39 euros, no dia em que vai apresentar os resultados referentes ao terceiro trimestre, após o fecho do mercado.

Hoje a DBRS decide o rating que atribui a Portugal. Draghi garantiu que as obrigações nacionais ficarão de fora do radar do plano de compra de ativos no setor público (PSPP, na sigla inglesa) caso a agência canadiana corte o rating da dívida portuguesa. É esta a única agência de notação financeira que considera a dívida nacional num grau de investimento, uma condição essencial para manter as obrigações elegíveis no âmbito do PSPP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 em queda antes da decisão da DBRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião