Eleições para a Ordem dos Contabilistas vão à segunda volta

  • Marta Santos Silva
  • 27 Dezembro 2017

Paula Franco e José Araújo vão disputar a segunda volta para ser o próximo bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, mas ainda não há data para o novo ato eleitoral.

A Ordem dos Contabilistas Certificados ainda não tem bastonário, escreve a TSF. Os candidatos da lista A e da lista D, Paula Franco e José Araújo, respetivamente, vão disputar a segunda volta. Os resultados da primeira volta ainda não foram anunciados oficialmente mas os candidatos já anunciaram estes resultados nas páginas de Facebook das suas campanhas.

As eleições foram realizadas a 20 de dezembro e a contagem dos votos demorou três dias. Os resultados finais devem ser ratificados esta semana, e deve ainda ser anunciada a data de realização das próximas votações para escolher o novo bastonário.

O ECO entrevistou os quatro candidatos ao cargo de bastonário, para conhecer as preocupações de cada um. Pela lista A, Paula Franco afirmou que quer melhorar as avenças dos contabilistas, através de “tabelas orientativas”. Filomena Martins, da lista B, acredita que a instituição acabou por se afastar dos profissionais que representa e avisa que a profissão está em risco. Já António Lopes Pereira, da lista C, promete arrumar a casa a nível interno, com um corte de custos. E pela lista D, José Araújo entende que os contabilistas das empresas cotadas no PSI-20 “não se sentem representados na Ordem”.

Paula Franco já anunciou, no Facebook, que a Lista A teve “uma forte maioria absoluta” na Assembleia Representativa, e pediu aos eleitores que votem na segunda volta após uma votação de 49,5% para os órgãos diretivo, jurisdicional e fiscal.

Os resultados oficiosos, publicados pela TSF, indicam que José Araújo, da lista D, tenha obtido 20% dos votos, o suficiente para avançar para a segunda volta, enquanto Filomena Martins e Lopes Pereira ficaram para trás, com 18% e 11% dos votos respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eleições para a Ordem dos Contabilistas vão à segunda volta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião