Jerónimo Martins pesa em Lisboa. Bolsa recua pela quarta sessão

A bolsa de Lisboa contrariou o sentimento positivo na Europa. Jerónimo Martins pressionou o índice num dia de forte queda da Corticeira Amorim. A energia travou as perdas.

A bolsa de Lisboa contrariou o sentimento positivo da maioria das bolsas europeias, encerrando a sessão em terreno negativo, pressionada por quedas no setor retalhista, financeiro e da Corticeira Amorim. O setor energético travou as perdas no principal índice português, numa sessão em que o Stoxx 600 encerrou a valorizar 0,07%.

O PSI-20 fechou a cair 0,08% pela quarta sessão consecutiva. A Corticeira Amorim esteve em foco depois de uma queda de 3,04% para 10,52 euros. Os títulos registaram uma liquidez três vezes acima da média, mas não foi revelada informação relevante aos mercados que justifiquem esta desvalorização. Também a Altri e a Ibersol registaram quedas superiores a 1%.

Mas a pressionar o índice esteve, sobretudo, a Jerónimo Martins, que caiu 0,53% para 15,95 euros. Quanto ao BCP, outro dos pesos pesados da bolsa de Lisboa, desvalorizou 0,11% para 0,2697 euros cada ação.

O setor energético acabou por travar as perdas na bolsa, mesmo num dia de descida significativa dos preços do petróleo. Enquanto a EDP subiu 0,98% para 2,90 euros e a EDP Renováveis valorizou 0,33% para 6,722 euros, a Galp Energia avançou 0,03% para 16,66 euros. Em Londres, o preço do petróleo recuava 1,09% para 66,29 dólares.

Os CTT também valorizaram. Fecharam o dia com um ganho de 0,28% para 3,55 euros, numa sessão em que 2,28 milhões de títulos trocaram de mãos. Durante uma sessão marcada pela menor liquidez, tendo em conta a ausência de muitos investidores devido à quadra festiva, registou-se um negócio de mais de 850 mil títulos da entidade liderada por Francisco Lacerda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins pesa em Lisboa. Bolsa recua pela quarta sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião