Revista de imprensa internacional

Coreia do Sul aberta a negociações com o Norte. Trump acusa Paquistão de ajudar o terrorismo. Economia do Reino Unido vai abrandar este ano. Yanis Varoufakis diz que euro corre perigo.

Apesar de todas as tensões à sua volta, a Coreia do Norte recebeu um “voto de confiança” do país a sul. Na China, há um novo presidente da câmara, depois de o último ter sido preso por corrupção. Na Europa, os economistas acreditam que a economia britânica vai abrandar em 2018. Mais abaixo, na Grécia, o ex-ministro das Finanças lançou um livro a alertou para os riscos que o euro corre. Em território norte-americano, Donald Trump ameaçou retirar as ajudas ao Paquistão, por alegar que este não combate o terrorismo.

The Guardian

Coreia do Sul aberta a negociações com o Norte

O ministro da Coreia do Sul propôs um encontro com a Coreia do Norte, para possíveis negociações, na próxima terça-feira, na aldeia fronteiriça de Panmunjom. Isto surge um dia depois de o líder norte-coreano ter dito que se preparava para enviar atletas para os Jogos Olímpicos de inverno, realizados no país sul. A Coreia do Norte ainda não respondeu. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

China elege novo administrador após escândalo de corrupção

A China nomeou um novo “presidente da câmara”, Zhang Guoqing, para a cidade de Tianjin, no norte do país, após o anterior ter sido preso por corrupção. Em setembro, Huang Xingguo foi preso por ter aceite 12 subornos. A cidade portuária de Tianjin pretende tornar-se um centro financeiro para o norte da China. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Economia do Reino Unido deverá crescer apenas 1,5% em 2018

Quem o diz são os analistas. Estimam que, para 2018, a economia do Reino Unido reduza ainda mais… para 1,5%. A maioria dos economistas acredita que a inflação irá diminuir, no entanto, preveem um aumento de 0,5 pontos percentuais nas taxas de juro. Isto surge numa altura em que o investimento das empresas britânicas se encontra estagnado. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Le Monde

Trump ameaça retirar ajuda ao Paquistão

O presidente norte-americano ameaçou Islamabad, a capital do Paquistão, dizendo que deixaria de ajudar o país por acreditar que este não tem feito esforços suficientes para combater o terrorismo. “Os EUA têm dado 33 mil milhões de dólares em ajuda ao Paquistão nos últimos 15 anos, e eles [o país] não nos deram nada de volta a não ser mentiras e duplicidades”, pode ler-se no Twitter publicado por Donald Trump. Leia a notícia completa no Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês)

El País

Ex-ministro das Finanças grego diz que Euro corre perigo

Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia, publicou recentemente um livro sobre as políticas europeias — Deusto. Na sua obra, Varoufakis fala sobre o seu mandato e tudo o que envolve Bruxelas, naquele que já é considerado o livro do ano. Através de uma análise devastadora sobre a Europa, alerta: “Não se deixe enganar, a crise ainda está lá; o euro está em perigo”. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião