Empresários confiantes para 2018: esperam exportar mais 5,7%

  • Margarida Peixoto
  • 11 Janeiro 2018

2018 pode voltar a ser um bom ano de exportações. Face a 2017, os empresários esperam exportar mais e a previsão é melhor quando comparada com as expectativas apuradas há um ano.

As empresas portuguesas esperam aumentar em 5,7% as exportações de bens em 2018, quando comparado com o ano passado. Descontando a venda de combustíveis e lubrificantes, o otimismo é mais acentuado, com perspetivas de uma subida na ordem dos 6,9%. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Conforme recorda o INE, estas perspetivas são estimadas pelas empresas em termos nominais, pelo que refletem não só efeitos de variação no volume de exportações, como nos preços. Os dados reportam a novembro de 2017 e correspondem à primeira previsão para 2018. Comparando com a primeira previsão feita pelos empresários para 2017, verifica-se uma melhoria das suas perspetivas. Contudo, face à segunda previsão para 2017, o aumento esperado para as exportações é agora mais cauteloso.

Como têm evoluído as expectativas das empresas sobre exportações?

Fonte: INE

Excluindo das contas a venda de combustíveis e lubrificantes, os empresários acreditam numa subida ainda mais expressiva das exportações, mesmo quando comparado com a segunda previsão para 2017 (nessa altura os empresários apontavam para um crescimento de 6,2%).

Ou seja, mesmo depois de um ano recorde, como o ministro da Economia espera que 2017 tenha sido, 2018 poderá voltar a ser muito positivo em matéria de vendas ao exterior.

Segundo o INE, os empresários estão mais confiantes em relação à evolução das vendas para o mercado europeu (preveem uma subida de 7,2%, descontando combustíveis), do que para o extracomunitário (antecipam um crescimento de 6,1%, sem combustíveis). A puxar pelo otimismo dos empresários estão as previsões para as vendas de material de transporte e acessórios, cujo crescimento esperado é de 22,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresários confiantes para 2018: esperam exportar mais 5,7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião