Quem é Antonoaldo Neves? Da Odebrecht, à McKinsey até chegar à presidência da TAP

  • Rita Atalaia
  • 11 Janeiro 2018

A administração da TAP está em processo de renovação. Fernando Pinto, o presidente executivo da companhia aérea, está de saída. E já tem substituto. Mas quem é Antonoaldo Neves?

A administração da TAP está em processo de renovação. Fernando Pinto, o presidente executivo da companhia aérea, está de saída. E já tem substituto: Antonoaldo Neves. Há vários anos ligado ao setor da aviação, o engenheiro de 42 anos foi, até ao ano passado, presidente da brasileira Azul e passou depois a ocupar um cargo de administrador na área portuguesa.

Com dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa (o avô era de Oliveira de Azeméis), Antonoaldo Neves abandonou a presidência da Azul, de David Neeleman, em julho do ano passado. Passou depois a ser Chief Commercial Officer da TAP, ajudando a tomar as decisões estratégicos na empresa.

Neves, que começou sua carreira na Odebrecht como Engenheiro de Montagem de Obras Eletromecânicas, tem no currículo dez anos de experiência na McKinsey, onde chegou a ser sócio. Após um estudo da consultora sobre o setor aéreo, o Governo brasileiro, através do Secretariado da Aviação Civil do Brasil, nomeou-o membro do Conselho de Administração da Infraero, a empresa brasileira de aeroportos, ficando responsável pelo planeamento do setor aéreo brasileiro entre 2011 e 2012. Foi também diretor executivo da construtora Cyrela.

O executivo é formado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem um MBA pela Darden School of Business da Universidade de Virgínia, EUA, e um mestrado em finanças corporativas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antonoaldo Neves, natural de Salvador, na Baía, é casado, tem três filhos e mora atualmente em Cascais. Quando não está a gerir equipas, tem como hobbies o futebol, a corrida e o ciclismo.

Fernando Pinto vai deixar a presidência executiva da TAP no final de janeiro, de acordo com o Expresso. Apesar de, em outubro, Fernando Pinto ter garantido que não iria sair “em breve” da empresa, o discurso mudou na segunda metade de dezembro. Num encontro com jornalistas, disse que sentir-se “absolutamente realizado” com o trabalho levado a cabo na companhia durante os últimos 17 anos.

(Notícia atualizada às 12h com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem é Antonoaldo Neves? Da Odebrecht, à McKinsey até chegar à presidência da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião