Acha que tem um bom salário? Compare-o com o de uma estrela do desporto

  • Juliana Nogueira Santos
  • 15 Janeiro 2018

Este comparador permite perceber as diferenças entre o seu salário e o de um desportista famoso, quer seja Messi ou Federer. Mas antes um aviso, os resultados podem ser desanimadores.

Com certeza que já se viu, em alguma altura da sua vida, a comparar os seus rendimentos com os de qualquer um jogador de futebol. Quando as transferências milionárias acontecem é quase impossível não pensar — ou mesmo desabafar — ‘nem se vivesse até aos 100 anos conseguia ganhar isto’. A Free Super Tips, uma casa de apostas britânica, decidiu quantificar este ‘se’ e os resultados não são muito animadores.

Através do simulador Sports Superstars Salary Calculator, é possível comparar os seus rendimentos anuais com os de estrelas de vários desportos, desde Lionel Messi a Roger Federer. É uma lista de seis desportos, onde se inclui o futebolista e o tenista, mas também o jogador de futebol americano Derek Carr, o basquetebolista LeBron James, o golfista Rory McIlroy e o boxeur Anthony Joshua.

O ECO fez uma simulação com um trabalhador que receba o salário mínimo nacional, atualizado neste ano de 2018 para os 580 euros. À taxa de câmbio atual, este salário corresponde a 515,62 libras, o que resulta num rendimento anual de 7.218,68 libras. A primeira (grande) comparação é logo com este valor. No mesmo período, Lionel Messi recebe, com patrocínios, 81.987.828 libras, enquanto Roger Federer aufere 47.767.660 libras.

Assim, Messi demora 46 minutos e 17 segundos a ganhar o salário anual deste trabalhador, sendo que, numa semana, o jogador de futebol argentino ganha 218 vezes o mesmo valor. No caso de Roger Federer, o tenista demora uma hora, 19 minutos e 26 segundos a ganhar as 7.218,68 libras, ganhando o mesmo valor 127 vezes numa semana.

Além do tempo que demora a acumular as receitas, as diferenças tornam-se ainda mais escabrosas quando passamos para o poder de comprar. Enquanto este trabalhador hipotético demorará 32 anos a comprar uma casa com uma avaliação média, Messi consegue comprar 353 casas por ano e Federer acumula capital para 205.

Se quisesse remodelar e renovar a decoração do Palácio de Buckingham, o trabalhador hipotético teria de trabalhar 51.255 anos para conseguir os 370 milhões de libras necessários. Federer conseguia pagar com o trabalho de sete anos, enquanto a Messi bastavam quatro anos.

Tal como alertámos no início, não são dados muito animadores. O aviso também já está a ser deixado por muitos nas redes sociais. Um utilizador do Twitter aconselha “se está com a autoestima em alta não deve, definitivamente, visitar” este site.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acha que tem um bom salário? Compare-o com o de uma estrela do desporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião