177 horas, sete minutos e 48 segundos: Marcelo é o protagonista da televisão nacional

  • ECO
  • 24 Janeiro 2018

Os números são impressionantes. Desde que tomou posse, Marcelo é o protagonista da informação em canais abertos e, o ano passado, teve mais tempo de antena do que Cavaco e Sócrates juntos em 2007.

Os números são impressionantes. Desde que tomou posse há dois anos, o Presidente da República foi o político com mais protagonismo na informação nos canais generalistas (RTP 1 e 2, SIC e TVI).

O Público escreve esta quarta-feira que no total são 177 horas, sete minutos e 48 segundos, sendo o protagonista da informação com mais 16 horas do que o primeiro-ministro, que ocupa o segundo lugar do ranking elaborado mensalmente pela Marktest. O diário refere ainda que, se as notícias de que Marcelo Rebelo de Sousa é interveniente, passassem consecutivamente, seriam precisos sete dias completos, mais nove horas, cinco minutos e 29 segundos para as ver.

No seu segundo ano de mandato, o Presidente da República ocupou 88 horas em cerca de 2.000 notícias, mais do que, em 2007, alcançaram Cavaco Silva e o primeiro-ministro da altura, José Sócrates, juntos. Nesse ano, Sócrates foi o protagonista principal de 1.195 notícias, com mais de 50 horas de duração. Já Cavaco Silva foi o ator principal de 682 notícias, com mais de 26 horas de duração.

Para Felisbela Lopes, professora da Universidade do Minho, doutorada em Informação Televisiva “estes números documentam bem que Marcelo Rebelo de Sousa se tornou o centro da vida política”. A investigadora atribui também muito deste protagonismo de Marcelo a um conjuntura política muito particular, nomeadamente o de ter sido eleito dois meses após a tomada de posse de um governo minoritário.

De resto, a popularidade de Marcelo desde que tomou posse é também um sinónimo dessa supremacia na vida política nacional. O Presidente da República foi eleito com 52% dos votos e a sua popularidade mantém-se hoje entre os 70% e os 75%, segundo o barómetro da Eurosondagem para a SIC e Expresso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

177 horas, sete minutos e 48 segundos: Marcelo é o protagonista da televisão nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião