Mário Centeno: Exportações atingiram 42% do PIB em 2017
O ministro revelou esta quarta-feira que as exportações valeram 42% do PIB em 2017. Transmitiu este número no final de um encontro com António Costa e Christine Lagarde.
O ministro das Finanças revelou que as exportações portuguesas atingiram 42% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, indicador que considerou um sinal da resiliência da economia nacional face a uma evolução na política monetária europeia. Mário Centeno transmitiu este dado económico no final de um encontro entre o primeiro-ministro, António Costa, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, no âmbito do Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça.
Questionado sobre o cenário de uma mudança a prazo na política monetária na zona euro, o presidente do Eurogrupo e titular da pasta das Finanças do Governo português defendeu que Portugal “está agora muitíssimo melhor preparado para aquilo que é o futuro da política monetária e económica europeia”. “O país mostra muita resiliência em diversos indicadores. Em 2017, Portugal atingirá 42% das exportações no peso do PIB e um crescimento histórico da quota de mercado”, disse.
"O país mostra muita resiliência em diversos indicadores. Em 2017, Portugal atingirá 42% das exportações no peso do PIB e um crescimento histórico da quota de mercado.”
Mário Centeno acentuou que as exportações portuguesas, ao longo do último ano, “cresceram muito mais do que o comércio internacional, o que significa que há uma base de sustentabilidade forte da evolução económico-financeira nacional”. “Isso permitirá enfrentar melhor os desafios futuros, incluindo os da política monetária”, sustentou o ministro das Finanças.
A 9 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística revelará os dados do comércio internacional de bens relativo a dezembro do ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mário Centeno: Exportações atingiram 42% do PIB em 2017
{{ noCommentsLabel }}