Rui Rio: “Porque é que a Google tem de ir para Lisboa?”

  • ECO
  • 27 Janeiro 2018

O presidente eleito do PSD reagiu à notícia de que a Google vai instalar um centro de serviços em Portugal questionando o Governo sobre a localização dessa nova unidade.

Rui Rio, o novo presidente do PSD.Paula Nunes / ECO

Em Davos, António Costa anunciou: a Google vai instalar um novo centro de serviços para a Europa, Médio Oriente e África em Portugal. Onde? Em Oeiras, Lisboa. Ao Expresso deste sábado [acesso pago], o presidente eleito do PSD questiona: “Porque é que a Google em Portugal tem de ir parar a Lisboa?” Rui Rio acusa o Governo de falta de coerência.

O novo líder dos social-democratas tem uma questão para António Costa e Manuel Caldeira Cabral: “Não será uma oportunidade para dar coerência factual ao discurso da descentralização e da desconcentração numa matéria muito relevante, como seja a criação de emprego de qualidade em zonas mais deprimas?” O novo investimento da Google deverá criar 500 postos de trabalho.

Rio considera que “a perder oportunidades destas, continuamos a agravar as assimetrias regionais e sociais cada vez mais”. Falta saber se essa oportunidade de fixar o centro de serviços noutro lugar existiu, uma vez que não se conhece como decorreram as negociações entre a empresa e o Executivo.

Esta sexta-feira o ministro da Economia garantiu que “não negociou contrapartidas” para a instalação de um centro de serviços. Caldeira Cabral argumentou que a “questão-chave” foi o talento, a formação e os bons engenheiros do país.

Rui Rio tem sido um dos principais defensores do combate ao centralismo de Lisboa, apelando à desconcentração. Após a notícia da Google, foi revelado que a Amazon poderá instalar-se no Porto, tendo o executivo de Rui Moreira admitido contactos com a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio: “Porque é que a Google tem de ir para Lisboa?”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião