Anúncios do YouTube utilizados para minar moedas virtuais

  • Juliana Nogueira Santos
  • 30 Janeiro 2018

Vários utilizadores repararam que os anúncios que viam no YouTube estavam a minar criptomoeda. A Google diz ter resolvido o problema em duas horas.

Vários anúncios do YouTube, disponibilizados através do Google DoubleClick, foram infetados por um código que punha os computadores dos visitantes a minar criptomoedas para a carteira virtual dos hackers. Os rumores surgiram na semana passada nas redes sociais e foram depois confirmados por analistas.

Os utilizadores notaram que quando abriam vídeos no YouTube os softwares de antivírus alertavam para códigos de mineração na página. Para além disso, e porque a memória estava a ser “raptada” para resolver equações avançadas, os computadores estavam muito mais lentos. A moeda escolhida pelos hackers era a Monero, inspirada na bitcoin e gerada através da Coinhive.

Segundo a Google, o problema foi resolvido em pouco tempo, mas uma análise da Trend Micro, uma empresa de cibersegurança, aponta para que este ataque tenha começado no dia 18 de janeiro, o que faz com que seja impossível perceber quantas moedas foram minadas. Os utilizadores mais afetados foram os japoneses, os franceses, os italianos e os espanhóis.

"Neste caso, os anúncios foram bloqueados em menos de duas horas e os protagonistas rapidamente removidos das nossas plataformas.”

Google

“A mineração de criptomoedas através de publicidade é uma forma relativamente nova de abuso que viola as nossas políticas e que temos monitorizado ativamente”, respondeu a vários meios de comunicação a Google. “Reforçamos as nossas políticas através de um sistema de deteção com múltiplas camadas utilizado nas plataformas que vamos atualizando à medida que novas ameaças vão surgindo. Neste caso, os anúncios foram bloqueados em menos de duas horas e os protagonistas rapidamente removidos das nossas plataformas.”

A plataforma Coinhive consegue tomar conta de ate 80% da capacidade de processamento dos computadores, poupando aos hackers o tempo e os gastos de minar — principalmente de energia elétrica. A Monero segue a cotar nos 307 dólares, segundo a Coinmarketcap.

Algo semelhante já tinha acontecido em Portugal com o jornal digital Dinheiro Vivo que foi pirateado e esteve durante um dia a minar criptomoeda. A anomalia também foi detetada pelos utilizadores, que quando entravam no site viam a memória do seu computador sobrecarregada. Uma análise do código da página veio depois atestar. O jornal emitiu um esclarecimento após ter resolvido o ataque informático, garantindo que “não está em causa qualquer risco para os utilizadores”.

O que é minar? O que são criptomoedas?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Anúncios do YouTube utilizados para minar moedas virtuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião