Zona Euro cresceu menos no último trimestre do ano

  • Lusa e ECO
  • 30 Janeiro 2018

A economia da Zona Euro abrandou 0,1 pontos percentuais no quarto trimestre, em relação o período homólogo. Os dados do Eurostat são preliminares.

O crescimento das economias da Zona Euro e da União Europeia (UE) abrandou, respetivamente, para os 2,7% e 2,6% no quarto trimestre de 2017, face ao período homólogo, segundo uma estimativa preliminar divulgada esta terça-feira pelo Eurostat.

Os dados apontam para uma ligeira desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em ambas as zonas face à subida homóloga de 2,8% registada no terceiro trimestre de 2017. Na comparação ao terceiro trimestre de 2017, entre outubro e dezembro últimos, os PIB da Zona Euro e o da UE avançaram ambos 0,6%.

Sentimento económico também recuou

Já em janeiro deste ano, o indicador do sentimento económico recuou ligeiramente face a dezembro. Na Zona Euro desceu 0,6 pontos para 114,7, enquanto na União Europeia, e depois de ter atingido um máximo de 17 anos, em dezembro, caiu 0,4 pontos para os mesmos 114,7.

Estes valores, divulgados pela Comissão Europeia, mostram que entre as cinco maiores economias da zona euro, o indicador subiu em Espanha (0,9 pontos), na Holanda (0,9) e na Alemanha (0,6), tendo recuado em França (-2,4) e Itália (-1,7 pontos). Nas duas maiores economias fora do euro, o sentimento económico cresceu 5 pontos na Polónia, mas recuou 0,7 no Reino Unido.

(Notícia atualizada às 10h53 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zona Euro cresceu menos no último trimestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião