Partido Popular Europeu quer levar caso Centeno a plenário

  • ECO
  • 30 Janeiro 2018

Presidentes dos vários grupos políticos do Parlamento Europeu vão debater as “alegações contra o presidente do Eurogrupo” e decidir se levam a polémica dos bilhetes do Benfica a plenário.

A iniciativa partiu do Partido Popular Europeu (PPE) e poderá levar a polémica dos bilhetes do Benfica que envolve Mário Centeno rumo ao Parlamento Europeu. O PPE terá enviado aos restantes grupos parlamentares um email com um pedido de debate sobre “alegações contra o ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo”, avança o Expresso (acesso pago).

De acordo com o conteúdo da proposta a que o jornal teve acesso, o objetivo é levar o assunto a plenário na próxima semana. O pedido do PPE deverá agora ser discutido na conferência de presidentes – que reúne os líderes dos vários grupos políticos no Parlamento Europeu – esta quinta-feira. Se houver maioria entre os presidentes, o debate segue para plenário. Caso contrário, não.

Carlos Zorrinho, eurodeputado do PS, reagiu ao expresso classificando a “proposta de agendamento absurda, absolutamente extemporânea“, e acusando o PPE de querer “usar o Parlamento Europeu para denegrir Portugal”. “Confio que a conferência de presidentes considerará este tema inadequado e sem substância para agendamento”, disse ainda Carlos Zorrinho, desvalorizando a possibilidade de o tema rumar ao Parlamento Europeu.

O PSD – que faz parte da bancada do Partido Popular Europeu – já se demarcou da posição do grupo. Paulo Rangel diz que “não existe motivo” – “nem faz sentido” – discutir o tema no Parlamento Europeu. Posições semelhantes tiveram o CDS, o PCP, o Bloco de Esquerda e o Partido da Terra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Partido Popular Europeu quer levar caso Centeno a plenário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião