PGR confirma “dirigente desportivo” constituído arguido

  • Marta Santos Silva
  • 30 Janeiro 2018

O Ministério Público confirma ter detido cinco pessoas e constituído outros seis arguidos, entre os quais estarão incluídos, de acordo com a imprensa, o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça, mas o Ministério Público, num comunicado enviado às redações, confirmou a realização de buscas em conjunto com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária, com cinco pessoas detidas, incluindo dois advogados e um oficial de justiça, e seis outras pessoas constituídas arguidas, entre elas “um dirigente desportivo”.

Com este comunicado, a Procuradoria-Geral da República vem dar peso às notícias, avançadas por meios incluindo o Público e a Lusa, de que Luís Filipe Vieira, dirigente do Benfica, teria sido constituído arguido no âmbito da chamada Operação Atlântico. O comunicado nomeia ainda a constituição como arguido de dois “juízes desembargadores”, um dos quais será Rui Rangel — candidato à liderança do Benfica em 2012. Em causa estarão suspeitas de “crimes de tráfico de influência”, e ainda de branqueamento e fraude fiscal.

“Entre os detidos estão dois advogados e um oficial de justiça, que serão presentes ao Conselheiro do STJ [Supremo Tribunal de Justiça] com funções de juiz de Instrução para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação”, lê-se no comunicado.

Além disso, esclarece o comunicado, “para além dos cinco detidos, as diligências levaram à constituição de mais seis arguidos. Entre estes estão dois juízes desembargadores e um dirigente desportivo. Foram também realizadas buscas em vários locais, na zona da Grande Lisboa e no Algarve, incluindo no Tribunal da Relação de Lisboa, em empresas, em escritórios de advogados e também em domicílios”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR confirma “dirigente desportivo” constituído arguido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião