EDP dá energia à bolsa, BCP tira. Bolsa em queda

A bolsa nacional arrancou em alta, mas inverteu a tendência. A queda do BCP leva a praça nacional a contrariar a tendência positiva das restantes praças da Europa.

A bolsa nacional mantém a tendência de queda das primeiras sessões da semana. O índice português recua pela terceira sessão consecutiva, contrariando a tendência dos restantes pares europeus, penalizado pela nova queda das ações do BCP. A EDP atenua a descida do PSI-20.

Depois de arrancar a sessão em alta, o PSI-20 volta às quedas. Está a perder 0,18% para os 5.682,31 pontos, com a generalidade das cotadas a negociarem em terreno negativo. É a terceira sessão negativa do índice que, ainda assim, se prepara para encerrar o primeiro mês do ano com uma subida de mais de 5%.

O BCP está a ser determinante na descida da bolsa nacional. O banco volta a apresentar um desempenho negativo, recuando 0,62% para 32,25 cêntimos. Com esta queda, encolhe para 19% a subida acumulada em 2018.

Além do banco liderado por Nuno Amado, que recua depois de o BPI ter revelado uma forte quebra nos lucros, também a Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados da praça nacional, está a condicionar o índice ao ceder 0,58% para 17,28 euros.

No setor energético, a Galp Energia continua a perder valor perante a queda dos preços do petróleo. As ações da empresa cedem 0,35% para 15,56 euros, tendência seguida pela EDP Renováveis, já a EDP avança.

A EDP destaca-se com uma valorização de 0,18% para 2,845 euros, impedindo uma queda mais acentuada do PSI-20. Contudo, é a Semapa quem lidera os ganhos na sessão. A holding que controla a Navigator soma 1,53% para 18,64 euros. A Altri também ganha mais de 1%.

(Notícia atualizada às 8h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP dá energia à bolsa, BCP tira. Bolsa em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião