Santander aumenta lucros. Totta dá uma ajuda

  • Lusa e ECO
  • 31 Janeiro 2018

O banco espanhol registou um crescimento de 7% nos resultados líquidos face ao ano anterior, quando tinha registado lucros de 6.204 milhões. O Popular ditou um custo extra de 897 milhões.

O Santander fechou 2017 com um lucro de 6.619 milhões de euros, tendo o Santander Totta, em Portugal, dado um contributo positivo para o resultado global do grupo bancário espanhol.

Na informação que enviou hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, o banco revela um crescimento de 7% nos resultados líquidos face ao ano anterior, quando tinha registado lucros de 6.204 milhões. O grupo explica que registou 897 milhões em encargos financeiros extraordinários com a integração do Banco Popular.

Em Portugal (sem o Banco Popular), o Santander Totta, que revela esta quinta-feira os seus resultados líquidos, apresentou um crescimento de 10%, para 440 milhões de euros, dos resultados, com um crescimento do crédito e dos recursos próprios e redução nos custos e nas provisões para insolvências.

O grupo espanhol sublinha que depois da aquisição do Banco Popular, o Santander Totta “converte-se” no maior banco privado português, tanto em ativos como em créditos.

As receitas totais do grupo aumentaram 10% em 2017, para 48.392 milhões de euros, tendo havido um “crescimento significativo” das receitas na América Latrina.

Sem contar com o Banco Popular, o Santander tem mais dois milhões de clientes em todo o mundo e aumentou o crédito em 2% e os recursos próprios em 8%.

O grupo sublinha que os clientes digitais aumentaram 21% em 2017, alcançando os 25 milhões, tendo a proporção das vendas através dos canais digitais crescido para 31 %, sem contar com o Popular.

A nota de informação assegura que “o grupo cumpriu todos os seus compromissos estratégicos para 2017 e está convencido que irá cumprir os seus objetivos definidos para 2018”.

“No futuro vemos muitas oportunidades de crescimento orgânico, acompanhando os nossos 133 milhões de clientes. Em 2018 prevemos crescer em todos os nossos mercados principais…”, disse a presidente do grupo Santander, Ana Botín, em nota de imprensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander aumenta lucros. Totta dá uma ajuda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião