Banco do BCP na Polónia lucra menos em zloty, fixa recorde em euros

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Fevereiro 2018

A taxa de câmbio permitiu ao banco polaco do BCP igualar os lucros em euros do ano passado, mesmo com uma quebra de 20 milhões em zloty. Contudo, o banco melhorou as margens e os rácios de capital.

O ano de 2017 trouxe uma dobradinha ao Bank Millennium, mas apenas quando os resultados são convertidos para euros. Segundo a informação divulgada esta sexta-feira aos mercados, a subsidiária polaca do Millennium BCP igualou os lucros recorde registados em 2016, em euros. Em zlotys, a moeda polaca, os resultados líquidos caíram. Ficaram a cerca de 20 milhões das contas do ano anterior.

No comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição liderada por Nuno Amado, que detém 50,1% do Bank Millennium, destaca “a melhoria da rendibilidade e da eficiência operacional”, com um resultado líquido de 681 milhões de zloty, ou seja, 160 milhões de euros, no ano de 2017. Em 2016, o banco controlado pelo Millennium BCP registou os lucros mais altos de sempre, com 701 milhões de zloty, ou seja, 160,3 milhões de euros.

O último trimestre do ano contribuiu com 180 milhões de zloty para as contas finais, ou 42 milhões de euros. À taxa de câmbio atual, um euro corresponde a 4,15 zloty, segundo dados da Reuters.

Ainda que os lucros tenham recuado na moeda local, a instituição bancária polaca viu a sua margem financeira a crescer 11,6% face ao período homólogo, bem como as comissões líquidas, que cresceram 14,2%.

Os seus rácios de capital também foram melhorados, sendo que o rácio de capital total consolidado passou de 17,4% no ano anterior para 22%, e o rácio Core Tier 1 de 17,3% para 20%.

O Millennium BCP consolida estes resultados de forma integral nas suas contas, que irão ser apresentadas no próximo dia 14 de fevereiro. Nos mercados, as ações do banco liderado por Nuno Amado estão, esta sexta-feira, em queda, perdendo 1,90% para 30,43 cêntimos.

BCP cai 2% depois de divulgados os resultados do Bank Millennium

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco do BCP na Polónia lucra menos em zloty, fixa recorde em euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião