Número de empresas novas supera as que “morreram” em janeiro

No primeiro mês deste ano foram constituídas 664 novas empresas, o que compara com 627 sociedades que entraram em insolvência no mesmo período.

O número de empresas que entraram em insolvência no primeiro mês do ano aumentou para máximos dos últimos três anos em igual período. Uma subida que, no entanto, foi mais do que compensada pelo número de empresas criadas no mesmo período. Em janeiro 627 empresas ficaram insolventes, enquanto as que foram criadas ascenderam a 664, revelam números da Iberinfor.

Os números divulgados nesta quinta-feira mostram que as insolvências aumentaram 1,8%, em janeiro, com mais 11 empresas a serem consideradas insolventes face ao registado no mesmo mês do ano passado. No total, foram registadas 352 declarações de insolvência, mais 54 que em 2017, “o que resulta no aumento total das insolvências uma vez que os restantes tipos de ações apresentam descidas”, explica a Iberinfor.

Lisboa e Porto foram os distritos com número de insolvências mais elevado, 152 e 140 respetivamente, mas Lisboa registou uma diminuição de 16,5% enquanto o Porto apresentou um aumento de 10,2% face ao período homólogo de 2017.

O Comércio de Veículos foi o setor com maior aumento no número de empresas insolventes no primeiro mês deste ano, mais 38,9% que no período homólogo de 2017. Seguiram-se os setores da Indústria Transformadora (mais 7,5%), Comércio a Retalho e por Grosso (mais 5,3% e 5,1% respetivamente) e construção e obras públicas (aumento de 5,1%). Com diminuição no número de insolvências surgiam os setores de: eletricidade, gás, água (menos 50%), transportes (menos 14,8%), hotelaria e restauração (redução de 11,1%) e outros serviços (menos 7,8%).

O saldo líquido entre as empresas que morreram e as que nasceram foi, contudo, positivo. Em janeiro, as constituições aumentaram 15% em relação a 2017, evoluindo de um total de 4.435 para 5.099 novas empresas constituídas. Ou seja, 664 novas empresas. Em termos acumulados, verifica-se um acréscimo progressivo desde 2016 na criação de empresas.

Lisboa apresentou o número mais significativo de constituições, com 1.758 novas empresas, 34,7% do total em janeiro. Este valor traduz um ligeiro acréscimo de 0,6% no peso do distrito em relação a 2017. O Porto apresenta igualmente um valor elevado (930 novas empresas), responsável por 18,2% do total de constituições em janeiro e um ganho de 0,6% face à sua posição em 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de empresas novas supera as que “morreram” em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião