Paula Franco será a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas

A candidata tinha ganho na primeira volta, mas sem os votos necessários para ser a próxima bastonária da Ordem dos Contabilistas. À segunda volta, Paula Franco venceu.

Paula Franco ganhou a segunda volta das eleições para ser a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas (OCC). Ao que o ECO apurou, a candidata da Lista A venceu José Araújo, da lista D, por 600 votos. A própria candidata já anunciou na sua página de Facebook que “tudo aponta que vamos ser os próximos a liderar a nossa instituição”. A segunda volta decorreu esta quinta-feira.

“É com enorme orgulho, mas com um grande sentido de responsabilidade que vamos assumir esta grande tarefa”, reagiu Paula Franco que, ao que tudo indica, será a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas. A nova líder diz querer contar com todos, depois de uma eleição polémica, e escreveu que “o resultado, esse fala por si…”

O universo eleitoral da Ordem dos Contabilistas certificados é composto por 70 mil contabilistas. A primeira volta, realizada a 20 de dezembro, foi inconclusiva. Paula Franco não ganhou a maioria por uma margem pequena, mas conseguiu mais de 49% dos votos. José Araújo, da lista D, acabou por passar à segunda volta com cerca de 20% dos votos, obtendo o apoio dos outros dois candidatos que ficaram pelo caminho.

Em entrevista ao ECO, em dezembro, Paula Franco afirmava que uma das suas principais prioridades é a melhoria das avenças dos contabilistas através de “tabelas orientativas”. O objetivo é que os contabilistas reduzam o número de clientes, a quantidade de trabalho e, assim, melhorem a sua qualidade de vida. Mas há mais: a nova bastonária quer diminuir obrigações fiscais, trabalhar na relação com a Autoridade Tributária e introduzir novas tecnologias.

Paula Franco prometia nessa altura ter um mandato de “renovação”. “É preciso virá-la [à OCC] mais para os membros, torná-la mais dinâmica naquilo que os membros também podem contribuir para a Ordem”, afirmou, assinalando que o legado é “muito positivo”. Rejeitando a ideia de que há contabilistas a mais, a então candidata afirmava que “os contabilistas deviam ter menos clientes, com melhores avenças”.

A Ordem dos Contabilistas Certificados é a maior instituição de regulação profissional em Portugal, com 72 mil membros. A eleição ficou marcada por uma ação judicial interposta por Paula Franco, em dezembro, porque entendia que a comissão eleitoral não tinha sido isenta, recebendo as críticas dos restantes candidatos. “O que aconteceu é que as listas C e D não cumpriram grande parte das regras, não apresentaram o programa de ação que é a base de uma candidatura, não apresentaram as listas dos candidatos, não apresentaram subscrições suficientes”, argumentou a candidata na altura.

Além disso, a polémica à volta dos salários dos membros da OCC levou a campanha para o tema da transparência da gestão. O Observador avançou que o antigo bastonário, Domingues de Azevedo — que morreu em 2016 — recebia dez mil euros mensais e que Rui Rio recebe 1.500 euros brutos mensais pelo menos desde 2013, como vice-presidente da Assembleia Geral da OCC. Para a Ordem, os contabilistas descontam 12 euros por mês.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Franco será a nova bastonária da Ordem dos Contabilistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião