Zona euro e União Europeia crescem 2,5% em 2017, o maior crescimento pós-crise
Há dez anos que a União Europeia e a zona euro não registavam um crescimento económico tão expressivo.
A economia da União Europeia e da zona euro cresceu 2,5% em 2017, revelou o Eurostat esta quarta-feira. É preciso recuar a 2007 para encontrar uma subida do PIB mais expressiva (3%). A recuperação económica marca assim 2017, o ano em que a economia europeia mais cresceu no período pós-crise.
Crescimento do PIB na zona euro e União Europeia de 2006 a 2017
Fonte: Eurostat.
Portugal consegue assim, em 2017, crescer mais do que a União Europeia e a zona euro. Esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística revelou que o PIB português aumentou 2,7% no ano passado, principalmente devido à aceleração do investimento no país. Contudo, prevê-se nos próximos anos a economia portuguesa cresça menos do que a dos seus parceiros europeus.
Os dados do Eurostat mostram ainda que, em cadeia, do terceiro para o quarto trimestre, o PIB aumentou 0,6% em ambos. Em comparação homóloga, o quarto trimestre registou uma subida de 2,7% na zona euro e de 2,6% na União Europeia. Os motores da região, Alemanha e França, cresceram 2,9% e 2,4%, respetivamente, no final do ano. Espanha, o principal parceiro comercial de Portugal, cresceu 3,1% no quarto trimestre.
A economia europeia acompanha assim o crescimento mundial, nomeadamente o PIB dos Estados Unidos que progrediu 2,5% no quarto trimestre e 0,6% em cadeia. No total do ano, os EUA cresceram 2,3%.
Recentemente, os responsáveis europeus têm argumentado que 2017 é o ano que confirma e consolida a recuperação económica do bloco. A economia europeia “está a caminho de crescer ao maior ritmo em uma década”, dizia Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Orçamentais e Económicos, em novembro.
“Entramos numa nova fase”, assinalava Moscovici. Em maio, a Comissão Europeia esperava um crescimento de 1,9% pelo que os números do Eurostat surpreendem pela positiva. Nas Previsões de Inverno deste ano, a estimativa foi revista em alta para 2,4% na zona euro.
(Notícia atualizada)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zona euro e União Europeia crescem 2,5% em 2017, o maior crescimento pós-crise
{{ noCommentsLabel }}