Geely brilha com reforço na Daimler. Já é o maior investidor
A aquisição de quase 10% do capital da Daimler pela Geely conquista os investidores, que põem os títulos da empresa chinesa a disparar 7% em bolsa. A Volvo perde contudo um candidato à administração.
O presidente da chinesa Geely, revelou na sexta-feira passada que detém agora nove mil milhões de capital na alemã Daimler AG, do grupo Mercedes, uma fatia de quase 10% que torna a empresa no maior investidor. Já são duas as consequências: a Geely brilha nos mercados acionistas e o CEO da Volvo, subsidiária da Geely e um dos grandes concorrentes da Daimler, não se irá recandidatar ao cargo.
Esta segunda-feira a Geely disparou 7% em bolsa, atingindo o valor de mercado de 29 mil milhões de dólares. Já a Daimler regista subidas ligeiras, na ordem dos 0,6%. “Este será o início de um processo de negociações. Se vai resultar em alguma coisa, é o que vamos ver”, dizem os analistas consultados pela Reuters.
“A razão para Hakan Samuelsson não estar proposto para a re-eleição é o anúncio de que o grupo Geely se tornou o maior acionista do fabricante alemão Daimler, um dos maiores concorrentes da Volvo”, revelou ainda o comité encarregue de apresentar uma proposta para a administração da Volvo numa nota divulgada pela Reuters.
A 6 de fevereiro a Geely deu o primeiro passo na aquisição de capital da Daimler, altura em que a compra se estimava rondar os 3% da empresa. Na altura, a Geely deixou claro que pretendia uma parceria para o desenvolvimento e produção de novas tecnologias no campo dos veículos elétricos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Geely brilha com reforço na Daimler. Já é o maior investidor
{{ noCommentsLabel }}