Acionistas chineses da TAP enfrentam crise de liquidez. Agora querem eliminar 100 mil postos de trabalho

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2018

A HNA, a empresa chinesa que detém uma participação na TAP, está a planear reduzir cerca de um quarto da sua força laboral ainda este ano, numa altura em que enfrenta uma crise de liquidez.

A HNA, a empresa chinesa que detém uma participação na transportadora portuguesa TAP, planeia reduzir 100 mil empregos, ou cerca de um quarto da sua força laboral, ainda este ano. A acontecer, esta será uma das maiores vagas de despedimentos da empresa, numa altura em que enfrenta uma crise de liquidez.

Os trabalhadores das áreas de recursos humanos, operações de negócios e reestruturação de ativos serão os mais afetados por esta redução, avança a REED, citada pela Bloomberg. Uma decisão que já foi comunicada aos funcionários. Contactado, um responsável da HNA não comentou de imediato estas notícias.

Os acionistas chineses da TAP admitiram, no início deste ano, estarem a passar por uma crise financeira, em parte devida à elevada dívida e às dificuldades de financiamento. Chen Feng, o chairman do conglomerado chinês, explicou que, na base disso, está um “grande número de fusões” feitas pela empresa, numa altura em que o ambiente financeiro externo se tornou mais desafiante e a economia da China “passou de um crescimento rápido a moderado”, o que dificultou o acesso a financiamentos.

Nos últimos anos, o grupo chinês aumentou de forma exponencial o seu endividamento fruto das várias aquisições realizadas. Gastou 50 mil milhões de dólares com a compra de vários negócios a nível internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas chineses da TAP enfrentam crise de liquidez. Agora querem eliminar 100 mil postos de trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião