Eles recebem milhões em dividendos. Saiba quem ganha mais na bolsa de Lisboa

Um terço dos dividendos do PSI-20 vai para os bolsos de apenas seis acionistas. Quem são eles?

O que têm em comum as famílias Soares dos Santos, Amorim e Azevedo com os investidores internacionais China Three Gorges, Capital Group e Isabel dos Santos? São estes os campeões dos dividendos na bolsa de Lisboa.

Feitas as contas, um total de 600 milhões de euros em dividendos vão para aos bolsos destes seis acionistas de referência da nossa praça, segundo cálculos do ECO. Isto representa quase um terço do lucro que as cotadas nacionais vão partilhar nesta temporada de resultados.

Apesar da quebra do lucro, a Jerónimo Martins foi mãos largas e vai dar tudo o que lucrou em 2017 aos seus acionistas: 385 milhões de euros. Quem ganha com esta política de remuneração acionista generosa da dona do Pingo Doce? A família Soares dos Santos, que controla 56% do capital da Jerónimo Martins através da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, vai receber 204 milhões de euros.

Quem ganha mais com os dividendos?

Fonte: Reuters e CMVM

Atrás da família Soares dos Santos surge a China Three Gorges, que detém 23,27% da EDP. A elétrica liderada por António Mexia vai distribuir um dividendo de 19 cêntimos por ação. Isto dá direito a um cheque de 161 milhões de euros para o acionista chinês. Dentro da estrutura acionista da EDP há outro investidor com razões para sorrir: é o fundo Capital Group, cuja posição de 12% confere o direito a um dividendo de 83 milhões de euros.

Devido às suas posições na Galp e Corticeira Amorim, a família Amorim levará para casa um total de 98,6 milhões de euros, assumindo a terceira posição do ranking elaborado pelo ECO.

A família Azevedo e a Isabel dos Santos também estão entre aqueles que mais vão ganhar com dividendos: o clã Azevedo pode esperar cerca de 75 milhões de euros em função dos seus interesses na Sonae e na Nos; a empresária angolana tem dinheiro investido na Galp e Nos e esse investimento deverá render perto de 61 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eles recebem milhões em dividendos. Saiba quem ganha mais na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião