Hoje nas notícias: Justiça, PPR e dívida das câmaras

  • ECO
  • 1 Março 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que marcam o dia.

Fernando Pinto Monteiro, ex-PGR, diz que não há segredo de Justiça em Portugal e recomenda um “filtro” anticorporativo para o pacto de Justiça. Nos mercados, a transposição da nova diretiva para os mercados financeiros vai implicar grandes alterações nos planos poupança-reforma. Nas autarquias, a dívida das câmaras ao grupo Águas de Portugal já ascende a 225 milhões de euros. Mas o Governo já tem uma solução.

“Rui Rio telefonava-me a protestar contra as fugas de informação”

Fernando Pinto Monteiro diz ter conhecido Rui Rio enquanto foi procurador-geral. Durante esse período, o ex-PGR afirma que o novo presidente do PSD lhe ligava a protestar contra as fugas de informação. “Enquanto houver telefones diretos entre magistrados, polícias e jornalistas, não há segredo de Justiça”, acusa Pinto Monteiro numa entrevista ao Público e Renascença, recomendando que haja um “filtro” anticorporativo para o pacto da Justiça. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

DMIF trata fundos PPR como instrumentos complexos

A transposição da nova diretiva para os mercados financeiros vai implicar grandes alterações nos planos poupança-reforma (PPR). Uma vez que não são harmonizados, estes produtos para a reforma passam a ter de cumprir os requisitos associados aos instrumentos financeiros complexos. Fonte da CMVM afirma que “está a ser estudada a aplicabilidade da norma aos PPR e soluções que possam promover um mercado eficiente, com soluções alinhadas nos vários setores”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Diretor clínico quer corte nos exames a idosos

Os três diretores dos serviços de Medicina do hospital de Faro apresentaram a demissão após uma reunião com a administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Neste encontro foi sugerido o corte nos exames realizados a doentes, em particular aos mais idosos. Um dos demissionários diz que nunca se sentiu “tão ofendido enquanto pessoa e profissional”. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Câmaras vão pagar dívida de 225 milhões de água em 25 anos

As câmaras devem 225 milhões de euros às empresas que captam e fornecem água e tratam os esgotos do concelho. Neste sentido, o Governo propõe um empréstimo a juros mais baixos para acabar com a dívida histórica dos municípios ao grupo Águas de Portugal. A solução dependerá da adesão voluntária das autarquias, com grande parte a não reconhecer o valor das faturas apresentada pelas empresas. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Saúde reduz vagas porque há médicos já contratados

O Governo abriu na quarta-feira 503 vagas para recém-especialistas hospitalares entrarem no Serviço Nacional de Saúde, menos cerca de 200 lugares em relação aos 700 médicos que acabaram o internato no ano passado. Uma diferença de quase 30% que é explicada pelo próprio Ministério da Saúde com o facto de muitos desses profissionais já terem sido contratados diretamente pelos hospitais. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Justiça, PPR e dívida das câmaras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião