Dados do emprego e crescimento económico são “muito boas notícias”, diz Marcelo

  • Lusa
  • 28 Fevereiro 2018

O Presidente da República não se mostrou surpreendido com a confirmação do crescimento da economia, destacando ainda os números do desemprego.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou serem “muito boas notícias” a “magnífica confirmação” do crescimento económico de 2,7% em 2017 e a “boa surpresa” em relação à subida deste indicador em 2016.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 2,7% em 2017 e aproxima-se do valor que tinha em 2010, tendo ainda revisto em baixa a taxa de desemprego de dezembro para os 8,0%.

“Em termos de indicadores macroeconómicos, respeitando-se à economia como um todo e às nossas finanças, muito boas notícias para este quase aproximar do fim do primeiro trimestre”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, à margem de uma conferência em Lisboa, quando questionado sobre estes dados.

O Presidente da República disse não ter ficado surpreendido com “uma magnífica confirmação no caso do crescimento de 2,7%”, acrescentando que “relativamente ao ano de 2016 foi uma boa surpresa a subida de 1,5% para 1,6%”. “Também uma confirmação, mas muito agradável, aquela da quebra do desemprego do final do ano passado para janeiro deste ano, portanto abaixo da fasquia dos 8%”, detalhou ainda.

A evolução “muito positiva do desemprego” coloca Portugal, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa, “muito longe de números” que já teve e é “um sinal promissor”. “É bom para o país, é muito bom para o país, para nós cá dentro, porque é mobilizador, e é bom lá fora porque confirma a boa impressão que há lá fora em relação à economia portuguesa”, disse ainda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dados do emprego e crescimento económico são “muito boas notícias”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião