5 coisas que vão marcar o dia

A EDP vai apresentar resultados esta quinta-feira, num dia que marcará o início da visita a Portugal do vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis.

O mês de março arranca com a divulgação de resultados anuais de um peso pesado da bolsa portuguesa: a EDP. Hoje é também o dia em que os trabalhadores da Autoeuropa votam a nova tabela salarial. Estes são os cinco principais temas que vão marcar esta quinta-feira.

EDP apresenta resultados de 2017

É hoje que a EDP vai prestar contas aos investidores relativas ao exercício do ano passado. A energética portuguesa publicará os números após o encerramento dos mercados e há conferência de imprensa marcada para as 17h00 na sede da empresa, em Lisboa.

Dombrovskis de visita a Portugal

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, inicia esta quinta-feira uma visita à capital portuguesa. O comissário, responsável pelo Euro e pelo Diálogo Social, irá reunir com a vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, e com o ministro Vieira da Silva. Durante a tarde, o líder europeu terá uma reunião com o ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno. Ao final da tarde, Dombrovskis e Centeno participarão num painel de diálogo com cidadãos, no ISEG. O tema é o “Aprofundamento da União Económica e Monetária”.

CMVM vai estar no Parlamento

Gabriela Figueiredo Dias, presidente da CMVM, vai estar esta quinta-feira na Assembleia da República (AR), no âmbito do grupo de trabalho da supervisão bancária da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. A audição está marcada para depois da sessão plenária e acontece numa altura em que o Governo está a preparar uma nova arquitetura para a supervisão bancária em Portugal.

Trabalhadores da Autoeuropa votam novos salários

Os funcionários da Volkswagen Autoeuropa vão esta quinta-feira referendar o acordo para os aumentos salariais. Como o ECO noticiou, este acordo, a ser aceite, resultará num aumento salarial de 3,2% este ano, com retroativos a 1 de outubro do ano passado. Segundo a comissão de trabalhadores da empresa, o aumento fica aquém do reivindicado, mas acima da proposta inicial da administração. Há ainda um aumento mínimo de 25 euros.

Eurostat publica dados do desemprego

O Eurostat vai esta quinta-feira divulgar a taxa de desemprego na Zona Euro relativamente a janeiro. Estima-se que a taxa de desemprego tenha descido de 8,7% em dezembro para 8,6%, de acordo com uma sondagem da Reuters. O dado será publicado às 10h00 e permite medir o pulso ao mercado laboral europeu num contexto de crescimento económico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião