Centeno anuncia sucesso da terceira revisão da ajuda à Grécia. Desbloqueia nova tranche

  • Lusa
  • 2 Março 2018

A implementação completa das ações prévias confirma o compromisso do Governo grego para com o programa e um esforço de reforma contínuo”, anunciou Centeno, como presidente do Eurogrupo.

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, anunciou esta sexta-feira a conclusão bem-sucedida da terceira revisão do programa de assistência à Grécia, apontando que tal abre caminho ao desembolso de 5,7 mil milhões de euros na segunda quinzena de março.

“Fui informado de que o Grupo de Trabalho do Eurogrupo verificou a 2 de março que todas as ações prévias da terceira revisão do programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) para a Grécia foram completadas. A implementação completa das ações prévias confirma o compromisso do Governo grego para com o programa e um esforço de reforma contínuo”, anunciou Centeno, numa declaração divulgada em Bruxelas.

O presidente do Eurogrupo aponta que o Conselho de Administração do MEE deverá aprovar o desembolso da quarta tranche do programa de assistência após os procedimentos parlamentares nacionais serem concluídos, o que permitirá transferir para Atenas “uma primeira subtranche de 5,7 mil milhões de euros na segunda quinzena de março”.

Já em Portugal, país pelo qual Centeno responde como ministro das Finanças, os sinais de prosperidade também foram chegando ao longo da semana. A aceleração do PIB em 2017 e, consequentemente, uma nova queda na dívida pública foram duas boas-novas. Contudo, Bruxelas recomenda melhorias no mercado laboral. Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, defende o seguinte objetivo: garantir que há mais contratos por tempo indeterminado na economia [portuguesa]”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno anuncia sucesso da terceira revisão da ajuda à Grécia. Desbloqueia nova tranche

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião