Tsipras: “O governo português é o modelo para a Grécia quando sair do memorando”

  • ECO
  • 3 Dezembro 2017

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, elogia o trabalho da gerigonça em Portugal e diz querer replicar o modelo na Grécia quando o país sair do memorando de entendimento.

Alexis Tsipras quer replicar a gerigonça portuguesa na Grécia quando o país sair do memorando de entendimento. O primeiro-ministro grego afirma que “o facto de Portugal ter ultrapassado a crise com um desempenho muito bom na economia, que tenha criado espaço para apoiar os mais vulneráveis e implementar políticas sociais é uma boa história de sucesso da esquerda”.

“O Governo português abriu o caminho para a Grécia poder fazer o mesmo quando sair do memorando. Se António Costa conseguiu fazê-lo, claro sem o acordo dos parceiros europeus, mas se o conseguiu fazer e se o deixaram fazê-lo, é algo significativo para nós”, refere Alexis Tsipras numa entrevista ao DN, à margem da reunião dos socialistas europeus, em Lisboa. “Aprecio muito o que António Costa, com a cooperação do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista, conseguiu fazer em Portugal.”

"O Governo português abriu o caminho para a Grécia poder fazer o mesmo quando sair do memorando. Se António Costa conseguiu fazê-lo, claro sem o acordo dos parceiros europeus, mas se o conseguiu fazer e se o deixaram fazê-lo, é algo significativo para nós.”

Alexis Tsipras

Primeiro-ministro da Grécia

Mas Tsipras reconhece que não será tão fácil implementar uma geringonça no país onde ainda decorre um programa de ajuda financeira. “Sei que na Grécia, com um Governo que não é socialista mas é de esquerda, vamos ter mais dificuldades com o establishment europeu para fazermos coisas a favor da maioria, para fazermos políticas sociais. Mas o que António Costa conseguiu fazer é um paradigma, é um exemplo para nós”, acrescenta o primeiro-ministro grego, que esta confiante de que o país sairá do memorando já no próximo ano.

“Acredito totalmente que se conseguirmos o sucesso da saída do memorando no verão de 2018 isso irá mudar a psicologia das pessoas. Se for agora perguntar aos gregos se acham que isso vai acontecer, a maioria, depois de sete anos de memorandos, irá dizer que não acredita. Mas se isto se tornar um facto, então a psicologia mudará rapidamente”, afirma Tsipras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tsipras: “O governo português é o modelo para a Grécia quando sair do memorando”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião