Guerra comercial de Trump trama bolsas. Wall Street cai 1%

O presidente norte-americano decidiu impor taxas pesadas sobre os produtos importados. Os parceiros comerciais dos EUA já começam a reagir. Os investidores estão em alerta.

As bolsas norte-americanas arrancaram a última sessão da semana com quedas superiores a 1%, a acompanhar a tendência negativa que se faz sentir pelos mercados acionistas de todo o mundo. A assustar os investidores está a “guerra comercial” lançada por Donald Trump sobre produtos importados.

O índice de referência S&P 500 abriu a recuar 0,6%, para os 2.663,30 pontos. Já o industrial Dow Jones perde 1,04%, para os 24.377,36 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq cai 0,7%, para os 7.127,33 pontos.

Em sentido descendente está também o dólar, que desvaloriza perto de 0,3% contra o euro. A moeda europeia está assim a negociar nos 1,23 dólares. Do lado das matérias-primas, a tendência é a mesma. O barril de West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, está a recuar 0,3%, para os 60,81 dólares.

Estes movimentos verificam-se depois de o presidente norte-americano ter anunciado que os Estados Unidos vão impor taxas de 25% sobre o aço importado e de 10% sobre sobre o alumínio. Os investidores estão preocupados com as possíveis retaliações que surgirão da parte de grandes parceiros comerciais, como a China, a Europa ou mesmo o Canadá.

Do lado europeu, a Comissão Europeia já se pronunciou: “As medidas que estamos prontos para implementar vão provar que, com base nas nossas regras, não hesitaremos em proteger a nossa indústria”.

Entretanto, Trump vai alimentando esta guerra. Esta manhã, escreveu na sua conta oficial de Twitter que “guerras comerciais são boas e fáceis de vencer”.

Já os investidores estão em alerta. “O mundo está à beira de uma guerra comercial. Esqueçam a curva dos juros da dívida — é assim que começam recessões económicas“, comenta Robert Carnell, analista da consultora ING, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial de Trump trama bolsas. Wall Street cai 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião