Matteo Renzi demite-se após projeções dos resultados das eleições italianas

O líder do Partido Democrático de Itália apresentou a sua demissão após serem divulgadas as projeções dos resultados das eleições do país.

Esta segunda-feira, após as projeções dos resultados das eleições italianas que dão a vitória ao Movimento 5 Estrelas, Matteo Renzi, líder do Partido Democrático, apresentou a sua demissão, de acordo com a notícia adiantada pela agência Ansa (conteúdo em italiano). Um porta-voz de Renzi disse não ter conhecimento desta decisão.

De acordo com a Reuters (conteúdo em inglês/ acesso livre), Renzi saiu mas vinca a posição: o partido não deverá fazer qualquer pacto após as eleições com os “partidos extremistas”. Assumirá, antes, o papel de oposição ao próximo governo.

Ontem à noite, as projeções divulgadas pela RAI, cerca de uma hora antes de as urnas de voto fecharem, já davam a vitória à direita mas sem nenhum dos blocos a aproximar-se da maioria absoluta. As previsões indicavam que a coligação de direita e extrema-direita deveria alcançar entre 33,5 e 36,6% dos votos no Senado e, entre 33 e 36% na Câmara dos Deputados. As primeiras estimativas davam a vitória como partido individual ao Movimento 5 Estrelas, com entre 31 e 32% no Senado e entre 29,5 a 32,5% na Câmara.

Já a coligação de centro-esquerda, encabeçada pelo Partido Democrático, estimava-se que conseguisse entre 22,5 a 28%, e 24,5 a 27,5% no Senado e na Câmara, respetivamente.

Sem maioria absoluta de qualquer um dos blocos, nem no Senado nem no Câmara, será o Presidente da República a decidir: seguir-se-á, ou um pedido a um líder para formar governo, ou a formação de uma coligação entre a centro-esquerda com a direita ou, numa terceira opção, a constatação de que nenhuma das partes tem condições para governar.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Matteo Renzi demite-se após projeções dos resultados das eleições italianas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião