Garantia Mútua dá mais de 1,2 mil milhões de garantias às empresas

  • Lusa
  • 12 Março 2018

Foram emitidas cerca de 25 mil garantias junto de mais de 20 mil empresas. Estas garantias permitiram apoiar 364 mil postos de trabalho.

A SPGM – Sociedade de Investimento emitiu no ano passado garantias de mais de 1,2 mil milhões de euros a cerca de 20 mil micro e Pequenas e Média Empresas (PME) nacionais.

As empresas que acederam aos serviços do Sistema Nacional de Garantia Mútua conseguiram acesso a financiamento superior a 2,7 mil milhões de euros, mais 13,9% que em 2016, e apoio ao investimento acima dos 3,0 mil milhões de euros, mais 25,3% face ao período homólogo, avança a SPGM.

Foram emitidas cerca de 25 mil garantias junto de mais de 20 mil empresas, correspondendo a acréscimos de 17,6% e 19,3%, respetivamente, face a 2016.

A sociedade de investimento destaca ainda que a emissão de garantias às empresas em 2017 permitiu apoiar 364 mil postos de trabalho, um aumento de 26,8% face ao ano anterior.

Desde a sua criação, em 1994, a SPGM, e as suas sociedades – Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante -, já emitiram mais de 240 mil garantias junto das PME, com um valor global de cerca de 14 mil milhões de euros, segundo o comunicado.

Para a presidente da comissão executiva da SPGM, Beatriz Freitas, “o papel da garantia mútua tem vindo a afirmar-se enquanto instrumento relevante para o crescimento e desenvolvimento das empresas nacionais”, tanto no investimento como em processos de internacionalização.

A SPGM enquanto entidade coordenadora do Sistema Português de Garantia Mútua tem por missão prestar garantias financeiras a favor das empresas nacionais, lê-se no comunicado.

A Garantia Mútua é um sistema mutualista de apoio às micro e PME, que se traduz na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito.

De acordo com o comunicado, fazem parte deste sistema quatro Sociedades de Garantia Mútua, o Fundo de Contragarantia Mútuo e a SPGM, que é a holding do Sistema Português de Garantia Mútua.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garantia Mútua dá mais de 1,2 mil milhões de garantias às empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião