Garantia Mútua dá mais de 1,2 mil milhões de garantias às empresas
Foram emitidas cerca de 25 mil garantias junto de mais de 20 mil empresas. Estas garantias permitiram apoiar 364 mil postos de trabalho.
A SPGM – Sociedade de Investimento emitiu no ano passado garantias de mais de 1,2 mil milhões de euros a cerca de 20 mil micro e Pequenas e Média Empresas (PME) nacionais.
As empresas que acederam aos serviços do Sistema Nacional de Garantia Mútua conseguiram acesso a financiamento superior a 2,7 mil milhões de euros, mais 13,9% que em 2016, e apoio ao investimento acima dos 3,0 mil milhões de euros, mais 25,3% face ao período homólogo, avança a SPGM.
Foram emitidas cerca de 25 mil garantias junto de mais de 20 mil empresas, correspondendo a acréscimos de 17,6% e 19,3%, respetivamente, face a 2016.
A sociedade de investimento destaca ainda que a emissão de garantias às empresas em 2017 permitiu apoiar 364 mil postos de trabalho, um aumento de 26,8% face ao ano anterior.
Desde a sua criação, em 1994, a SPGM, e as suas sociedades – Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante -, já emitiram mais de 240 mil garantias junto das PME, com um valor global de cerca de 14 mil milhões de euros, segundo o comunicado.
Para a presidente da comissão executiva da SPGM, Beatriz Freitas, “o papel da garantia mútua tem vindo a afirmar-se enquanto instrumento relevante para o crescimento e desenvolvimento das empresas nacionais”, tanto no investimento como em processos de internacionalização.
A SPGM enquanto entidade coordenadora do Sistema Português de Garantia Mútua tem por missão prestar garantias financeiras a favor das empresas nacionais, lê-se no comunicado.
A Garantia Mútua é um sistema mutualista de apoio às micro e PME, que se traduz na prestação de garantias financeiras para facilitar a obtenção de crédito.
De acordo com o comunicado, fazem parte deste sistema quatro Sociedades de Garantia Mútua, o Fundo de Contragarantia Mútuo e a SPGM, que é a holding do Sistema Português de Garantia Mútua.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Garantia Mútua dá mais de 1,2 mil milhões de garantias às empresas
{{ noCommentsLabel }}