Banco polaco do BCP aumenta lucro em 16%

Bank Millenium, detido em 50,1% pelo BCP, registou um lucro de 130 milhões de euros.

O Bank Millennium, banco polaco detido em 50,1% pelo BCP, registou um lucro de 130,3 milhões de euros (569,8 milhões de zlotys), um aumento de 15,5% face ao mesmo período do ano passado.

Este desempenho positivo resultou sobretudo “da alienação de ações da VISA Europe registado no segundo trimestre de 2016, no montante (64,7 milhões de euros), que mais do que compensou o efeito combinado negativo do novo imposto sobre a banca e a contabilização de provisões adicionais”, disse o banco português no comunicado enviado à CMVM.

Sem estes fatores extraordinários, o Bank Millennium teria registado um resultado líquido de 118,3 milhões de euros (aumento de 4,8% para os 571,4 milhões de zlotys).

"Esta performance resultou essencialmente do resultado extraordinário relacionado com a alienação de ações da VISA Europe registado no segundo trimestre 64,7 milhões de euros, que mais do que compensou o efeito combinado negativo do novo imposto sobre a banca e a contabilização de provisões adicionais.”

BCP

CMVM

No comunicado, o banco destaca ainda o “crescimento consistente do resultado core“, que cresceu 4% em termos anuais e 2,3% numa base trimestral, “favorecido essencialmente pelo crescimento da margem financeira” em 8,3%. Além disso, sublinha o aumento de crescimento de cliente ativos em 16% para os 107 mil, com os depósitos de retalho a registar um aumento de 16%, num base homóloga, acima da média do mercado.

Em relação aos rácios de capital, é sublinhado o “confortável cumprimento dos requisitos regulamentares de capital”, com um rácio de capital total em 18% e CET1 de 17,8%.

As ações do BCP seguiam há momentos a cair 1% para 1,267 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP aumenta lucro em 16%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião