António Costa pediu bilhetes para ver o Benfica enquanto presidente da Câmara de Lisboa

  • ECO
  • 21 Março 2018

António Costa pediu bilhetes para si e para os filhos para dois jogos do Benfica. Os casos remontam a 2012, quando era presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

António Costa também pediu bilhetes para ver jogos do Benfica, noticia a revista Sábado esta quarta-feira. Os casos relatados remontam a 2012, quando Costa era presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e não estava sujeito ao Código de Conduta que, agora como primeiro-ministro, o impede de aceitar presentes de valor superior a 150 euros.

A Sábado relata dois casos. No primeiro, em agosto de 2012, a secretária do então presidente da CML, Carla Matos, pediu ao Benfica “dois ingressos para o jogo Benfica-Braga em nome de Catarina Costa”, filha de António Costa. O pedido chegou a Domingos Soares Oliveira, que lhe deu seguimento. Uma revelação que surge na sequência dos casos de recebimento indevido de vantagem que ditaram, no verão do ano passado, uma remodelação governamental com a saída de vários secretários de Estado, nomeadamente o dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e do próprio ministro das Finanças que chegou a ser investigado pelo Ministério Público, que acabou por arquivar o caso.

O segundo caso aconteceu em novembro de 2012 e, mais uma vez, terá sido a sua secretária a pedir bilhetes para o jogo do Benfica contra o Celtic. Depois de receber o convite oficial para o autarca, Carla Matos pediu mais um bilhete, para Pedro Costa, filho de António Costa.

Estas informações constam de emails revelados pelo blogue Mercado de Benfica, que revela ainda outros pedidos. Vítor Sereno, chefe de gabinete do ex-ministro Miguel Relvas, também pediu dois bilhetes para o Benfica-Braga de agosto de 2012. Também Diogo Guia, chefe de gabinete de Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto do primeiro Governo de Passos Coelho, pediu cinco bilhetes para o jogo do Benfica contra o Celtic, em novembro de 2012.

Centeno pediu bilhetes para o Benfica-Nápoles

Também esta quarta-feira, o Correio da Manhã dá conta de que Mário Centeno pediu bilhetes para mais jogos para além do Benfica-FC Porto, caso pelo qual já foi investigado e ilibado. Em dezembro de 2016, quando já era ministro das Finanças, pediu convites, para si e para o seu filho, para assistir ao Benfica-Nápoles, jogo da Liga dos Campeões.

Ao mesmo jornal, o Ministério das Finanças justifica que “a notoriedade pública do ministro das Finanças coloca exigências à participação em eventos públicos, como jogos de futebol, no que concerne a garantir a sua segurança”. O gabinete de Centeno entende, assim, que “a presença do ministro, enquanto adepto do Benfica, deve ser avaliada em função das condições de segurança e grau de risco classificado em cada evento desportivo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa pediu bilhetes para ver o Benfica enquanto presidente da Câmara de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião