Galp vai instalar 18 novos postos de abastecimento elétricos. Vão ser 36

A Galp vai instalar 18 novos postos de abastecimento elétricos em Lisboa e no Porto, totalizando assim 36. Esta medida torna a energética o "principal player no carregamento rápido do país".

A Galp vai duplicar o número de postos de abastecimento elétricos, através da instalação de novos carregadores durante este ano. Esta medida contribuiu de forma bastante significativa para a descarbonização do transporte individual. Espalhados pelo país existem 55 pontos para carregar os carros elétricos, sendo que 18 são da responsabilidade da Galp, aos quais se vão juntar outros 18 dentro de meses.

A empresa de energia vai instalar 18 novos postos de abastecimento elétricos ainda este ano, quatro em Lisboa e três no Porto, “reforçando, assim, a sua posição como principal player no carregamento rápido do país”, lê-se no comunicado enviado. Nessa altura, vai passar a ter 36 carregadores deste tipo, “contribuindo decisivamente para a descarbonização do transporte individual”.

Com a instalação destes postos, os utilizadores de veículos elétricos vão poder realizar viagens de longa distância nas principais vias do país, sem a ansiedade de controlo da autonomia das baterias, permitindo a carga de 80% da bateria em cerca de 20 minutos.

Atualmente, existem cerca de 8.000 veículos elétricos a circular nas estradas portuguesas, e as suas vendas têm vindo a duplicar nos últimos anos, refere a Galp. O primeiro posto de abastecimento elétrico instalado na Europa foi da empresa portuguesa, em 2010, na área de serviço de Oeiras, na A5. Seguiram-se Pombal e Aveiras, na A1, que permitiram unir Lisboa e Porto em ambos os sentidos.

Em 2016 foram instalados novos pontos na A2, entre Lisboa e o Algarve, “distribuídos de forma a garantir intervalos adequados à autonomia média dos veículos elétricos e permitindo a ligação do país de norte a sul”, lê-se no comunicado. O ano passado somaram-se outros sete pontos de carregamento, totalizando 18.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp vai instalar 18 novos postos de abastecimento elétricos. Vão ser 36

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião