Puigdemont vai ser hoje ouvido pela justiça alemã
Puigdemont vai ser ouvido, esta segunda-feira, pela justiça alemã. Catalão foi detido quando cruzava a fronteira alemã vindo da Dinamarca. Extradição do político está a ser discutida.
Carles Puigdemont vai ser ouvido, esta segunda-feira, pelo Tribunal Administrativo de Schelswig-Holestein, no norte da Alemanha. A detenção do político catalão — que aconteceu este domingo, quando regressava à Bélgica, onde se encontra exilado — abre um processo judicial sobre a possibilidade de ser extraditado para Espanha ou julgado em instância alemãs.
Até essa decisão estar tomada, em cima da mesa estão outras duas opções: a justiça alemã pode manter o líder do movimento independentista catalão sob custódia até ao início do processo de extradição (o que pode levar meses) ou decidir libertá-lo com medidas cautelares (à semelhança do que fez o tribunal belga).
“O objetivo será apenas o de verificar a identidade da pessoa detida. O Tribunal Regional de Schleswig-Holstein, em Schleswig, terá depois de decidir se o Sr. Puigdemont deve ser detido para ser entregue a Espanha”, referiu um promotor público alemão, em comunicado, citado pela agência de notícias francesa AFP.
A detenção de Puigdemont aconteceu no âmbito de um mandato internacional de captura, estando o catalão acusado de sedição e rebelião pela justiça espanhola. A operação terá resultado de uma parceria entre as autoridades de Espanha e da Alemanha: mais de uma dezenas de elementos dos serviços secretos terão estado a vigiar o político desde que saiu da Bélgica.
Na sequência deste acontecimento, milhares de pessoas saíram à rua, este domingo, em Barcelona, numa manifestação de solidariedade para com o líder do movimento independentista. Dois dias antes, cinco dirigentes independentistas tinham já sido detidos, também sob a acusação de sedição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Puigdemont vai ser hoje ouvido pela justiça alemã
{{ noCommentsLabel }}