A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

A Fosun e a Sonangol defendiam uma administração com pelo menos 19 membros. Mas a equipa será, afinal, mais reduzida: terá no máximo 17 gestores. Lista deve chegar ao BCE ainda esta semana. Mário Centeno disse esta tarde, em conferência de imprensa, que o “Eurostat está errado” na contabilização da CGD no défice.

A Fosun e a Sonangol, os dois principais acionistas do BCP, defenderam junto do Banco Central Europeu (BCE) que o conselho de administração do banco tivesse pelo menos 19 membros. Mas esta vontade não vai ser cumprida. A autoridade de supervisão europeia quer que a instituição financeira tenha, no máximo, 17 gestores, apurou o ECO. Fica agora a faltar a aprovação do regulador, que poderá receber a lista dos administradores ainda esta semana.

O Ministério das Finanças reagiu esta tarde, em conferência de imprensa, aos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Mário Centeno disse que o “Eurostat está errado” na contabilização da CGD no défice.

Recuemos um mês. No final do debate quinzenal de 14 de fevereiro onde o primeiro-ministro acusou a Madeira de prejudicar o défice nacional. Na altura o Governo regional recusou a ideia assegurando que “as contas públicas estão controladas”. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) desta segunda-feira confirmam essa tese: a Madeira apresentou um excedente de 85,2 milhões de euros, o que beneficiou o défice nacional.

A carga fiscal aumentou para 37% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado, face ao peso de 36,6% que tinha na economia em 2016, segundo números divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Depois do sucesso da campanha promocional de janeiro, a Comboios de Portugal volta a cortar os preços dos bilhetes. A partir desta terça-feira, dia 27 de março, comprar uma viagem de Lisboa ao Porto vai custar-lhe apenas cinco euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião