Propostas do Governo penalizam empresas e criação de emprego, diz CTP

  • Lusa
  • 28 Março 2018

O presidente da CTP, Francisco Calheiros, entende que “é urgente continuar, com os devidos equilíbrios, a flexibilizar as relações laborais, e não o contrário”.

A Confederação do Turismo Português (CTP) considerou esta quarta-feira que as propostas apresentadas pelo Governo para limitar a duração dos contratos precários são “muito penalizadoras” para as empresas de turismo e “podem comprometer” o crescimento do emprego.

As medidas apresentadas pelo Governo na última reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) incidiram, sobretudo, “nas potenciais limitações legais no uso de contratos de trabalho a termo, na diminuição do uso de contratos não permanentes e reserva do banco de horas para a negociação coletiva, entre outras”, refere a CTP em comunicado, lembrando, que a concretizarem-se, são “muito penalizadoras” para as empresas de turismo e “podem comprometer” a criação de emprego.

"É urgente continuar, com os devidos equilíbrios, a flexibilizar as relações laborais, e não o contrário”

Francisco Calheiros

Presidente da CTP

O presidente da CTP, Francisco Calheiros, entende que “é urgente continuar, com os devidos equilíbrios, a flexibilizar as relações laborais, e não o contrário”. “Na economia aberta e concorrencial em que vivemos e especificamente no turismo, é necessário fomentar outras formas de contratação, para permitir uma oferta adicional de emprego e, por outro lado, aumentar a flexibilidade nos horários de trabalho, apoiando as empresas a conterem os seus custos laborais e a adequaram-se à sazonalidade”, advertiu o responsável.

A confederação lembra ainda que a recuperação da economia portuguesa “está a acontecer com o atual quadro jurídico-laboral” e que “apesar de alguns constrangimentos”, a legislação laboral “tem permitido às empresas do turismo desenvolverem-se” e contribuírem para “os bons resultados obtidos”.

É muito preocupante podermos agora regredir em relação àquilo que o Código do Trabalho dispõe, sobretudo após termos tomado conhecimento do pacote de reformas laborais que nos foi apresentado na última reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS)”, salientou o presidente da CTP.

A confederação entende ainda que “é essencial” que estes temas sejam “efetivamente discutidos” no âmbito da Comissão Permanente de Concertação Social. “Assumindo a natureza tripartida que prima pelo diálogo social, a CPCS deve permitir o desenvolvimento de um trabalho de base que possibilite influenciar positivamente o Governo nas medidas laborais, em prol do turismo”, salientou Francisco Calheiros.

Entre outras medidas, o Governo pretende que as empresas que recorram de forma excessiva aos contratos a prazo paguem uma taxa anual à Segurança Social entre 1 e 2% a partir do final de 2019, tendo em conta a média setorial da contratação a prazo. As medidas apresentadas pelo Governo aos parceiros sociais incluem a pretensão de reduzir a duração máxima dos contratos a termo de três para dois anos, com as empresas a passarem a ter menor margem para renovações. O executivo propôs ainda a revogação do banco de horas individual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Propostas do Governo penalizam empresas e criação de emprego, diz CTP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião