Já pode simular e entregar o IRS de 2017, mas não deve fazê-lo

Já é possível através do Portal das Finanças simular o seu IRS de 2017 e até entregá-lo, mas não se aventure: a ferramenta ainda não está a funcionar a 100%.

O Portal das Finanças já permite que os contribuintes possam simular e entregar a declaração de IRS relativa ao ano passado. Contudo, o ECO sabe que alguns contribuintes que entregaram antecipadamente no ano passado tiveram problemas por causa de erros do sistema. Questionado, o Ministério das Finanças continua a remeter para a data oficial de dia 1 de abril, pelo que não é recomendado que entregue antes de domingo.

A funcionalidade está disponível, mas encontra-se “escondida” uma vez que está em fase de testes e de preparação para o dia oficial de início da entrega. Para a encontrar tem de escolher a opção “Serviços” no Portal das Finanças e encontrar a opção “Entregar declaração” dentro da categoria IRS. Tem de autenticar-se e clicar em “preencher declaração”.

Posteriormente, aparece uma janela onde terá de optar por uma de quatro opções de preenchimento, incluir o seu NIF, referir se quer ou não tributação conjunta e continuar o processo. Terá ainda o rosto da declaração com uma série de indicações, alertas e explicações da Autoridade Tributária (AT) que deverá consultar. Neste momento já é possível simular o valor que terá a receber ou pagar relativamente a 2017.

Também já é possível, como se pode ver na imagem, entregar a declaração, algo que oficialmente só estará disponível a 1 de abril. Contudo, não é aconselhável que os contribuintes submetam a declaração antecipadamente uma vez que o sistema ainda está em testes. A data de entrega continua a mesma e quem o fizer antes terá um maior risco de erros na declaração.

Recorde-se que este ano a entrega tem de ser feita obrigatoriamente por via eletrónica. O Governo estima que existam três milhões de agregados familiares que vão beneficiar do IRS Automático. Mesmo que o contribuinte não faça nada, a declaração será considerada entregue no final do prazo. O período oficial de entrega vai de dia 1 de abril a 31 de maio.

Poderá ponderar, caso opte por o fazer, a qual entidade vai consignar 0,5% do seu IRS. Existem mais de 3.700, revelou a AT esta terça-feira. Há duas consignações, mas apenas esta não tem custos (ou perda de dinheiro) para o contribuinte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode simular e entregar o IRS de 2017, mas não deve fazê-lo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião