Geração da internet está longe de abandonar lojas físicas
Por mais ligados ao mundo que estejam, na hora de comprar os millennials continuam a preferir olhar para os vidros das lojas do que para os ecrãs dos telemóveis.
Os millennials são a geração da internet. Estes jovens andam permanentemente com o mundo na palma da mão, ligados através de um ecrã a milhares de pessoas. Mas na altura de fazer compras, e por mais oferta que exista online, estes continuam a preferir olhar pelos vidros das montras.
Segundo o Observador Cetelem Millennials, um estudo focado na faixa etária dos 18 aos 34 anos, 57% dos millennials europeus e 58% dos portugueses afirmam que gostam e lhes dá prazer fazem compras nas lojas físicas, uma ideia, que segundo o estudo, é quase contrária à visão digital da geração.
Ainda que exista cada vez uma oferta mais extensa, estes jovens preferem fazer suas compras presencialmente, com todos o benefícios que isso traz: a oportunidade de ver e experimentar antes de comprar, o atendimento personalizado, o imediatismo de ter o produto na mão assim que é comprado, etc..
O desafio está em saber como ir ao encontro das elevadas expetativas desta geração, com o objetivo de poder enfrentar os gigantes do mundo online. Até porque se são hoje relevantes, serão os principais atores e consumidores no futuro próximo.
O desafio está agora na mãos dos grandes retalhistas, como apontam os especialistas do Cetelem. “Para os diferentes players do retalho, o desafio está em saber como ir ao encontro das elevadas expectativas desta geração, com o objetivo de poder enfrentar os gigantes do mundo online. Até porque se são hoje relevantes, serão os principais atores e consumidores no futuro próximo”, lê-se ainda.
Como é esta nova geração de compradores?
Para além das preferências de consumo, o Cetelem quis também saber a perceção que as outras gerações têm dos mais jovens. “Em tempos de crise, os mais novos estiveram desencantados e até resignados. Por outro lado, é um hábito secular e continuamos a não fugir à regra: as gerações mais velhas tendem a fazer duros julgamentos das gerações mais novas”, pode ler-se no estudo.
No entanto, o que se verifica é exatamente o contrário. “Esta é uma geração positiva, com entusiasmo lúcido. Num momento em que o otimismo floresce, veem também o futuro com um ‘otimismo racional'”, conclui ainda estudo.
Já os jovens da Geração Y — ou seja, os que nasceram entre a década de 80 e 90 –, são destacados no estudo pela sua “orientação e dedicação ao trabalho, fruto da conjuntura económica do início da década, que privou muitos de oportunidades e os obrigou a atalhar por caminhos inicialmente pouco espectáveis”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Geração da internet está longe de abandonar lojas físicas
{{ noCommentsLabel }}