Mota-Engil cai 4% em bolsa após divulgar queda de 96% nos lucros

A construtora é a cotada que mais está a desvalorizar na bolsa de Lisboa, caindo mais de 4%. Os títulos estão a cotar nos 3,2 euros.

Os títulos da Mota-Engil estão a cair mais de 4% nesta última sessão da semana, representando a maior queda de entre todas as cotadas nacionais. Este desempenho acontece depois de a empresa ter anunciado que os lucros caíram de 50 para dois milhões de euros.

As ações da companhia liderada por Gonçalo Moura Martins estão a desvalorizar 4,05% para os 3,20 euros. É a maior queda do momento no PSI-20. No momento da abertura, os títulos estavam a cotar nos 3,34 euros — o valor mais alto desta sessão –, mas acabaram mesmo por descer até um mínimo de 3,175 euros.

Esta desvalorização da empresa acontece após a divulgação dos resultados anuais, em que a Mota-Engil teve uma queda de 96% nos lucros — passou de 50 milhões de euros em 2016 para dois milhões de euros em 2017. No comunicado enviado à CMVM, a construtora adiantou que os lucros foram “influenciados pelo crescimento dos minoritários (Angola, México e negócio do Ambiente) e pela aplicação da IAS 29, uma Norma Contabilística”.

Ainda assim, o operacional está a correr bem. O volume de negócio cresceu 18% para 2,59 milhões de euros e o EBITDA aumentou 19% para 403 milhões de euros. A empresa diz que cumpriu as metas estabelecidas para 2017, acabando mesmo por “reduzir a sua dívida líquida em 24% com a redução de 282 milhões de euros, atingindo 877 milhões”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil cai 4% em bolsa após divulgar queda de 96% nos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião