Importações até fevereiro crescem acima das exportações

As exportações nos dois primeiros meses do ano aumentaram 8%, mas as compras de bens ao exterior subiram mais, revelam dados do INE.

As exportações de bens aumentaram 8% nos dois primeiros meses de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, as compras de bens ao exterior cresceram 10,3%, mostram dados publicados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estas taxas de variação espelham a evolução das compras e vendas de bens ao exterior nos dois primeiros meses do ano, quando comparados com o mesmo período do ano anterior.

No entanto, as taxas de variação homóloga referentes apenas a fevereiro apontam para números diferentes. As exportações aumentaram 6,2% e as importações subiram 8,5%. Os valores são diferentes dos primeiros, mas a tendência é a mesma. As exportações subiram abaixo das importações.

“Em fevereiro de 2018, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de 6,2% e 8,5%, respetivamente, desacelerando ambas face ao mês anterior (10,0% e 12,1% em janeiro de 2018, pela mesma ordem). Destaque-se que o crescimento das exportações de Material de Transporte representou mais de dois terços (69,2%) do acréscimo global neste mês”, diz o INE.

O instituto estatístico acrescenta que “o défice da balança comercial de bens foi de 991 milhões de euros em fevereiro de 2018, mais 170 milhões de euros que no mês homólogo de 2017. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 646 milhões de euros, tendo aumentado 118 milhões de euros em relação ao mesmo mês de 2017”.

As exportações têm sido um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa, tal como avançou o Banco de Portugal nas últimas previsões.

Evolução das exportações

Fonte: INE

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importações até fevereiro crescem acima das exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião