Já pode saber se os seus dados de Facebook foram usados pela Cambridge Analytica

  • Rita Frade
  • 10 Abril 2018

Os utilizadores do Facebook já podem saber se a Cambridge Analytica acedeu ou não aos seus dados. Basta aceder ao centro de ajuda da rede social.

Os utilizadores do Facebook não vão ter de esperar mais para saber se os dados foram ou não “roubados” pela sociedade de consultoria britânica, Cambridge Analytica. Basta, para isso, aceder ao centro de ajuda da rede social, aqui.

A rede social irá rapidamente informar o utilizador se os seus dados foram partilhados com a Cambridge Analytica, através da aplicação “This Is Your Digital Life”. Caso isso não tenha acontecido, esta será a imagem que irá aparecer no ecrã:

Mensagem que indica que os dados do utilizador não foram partilhados com a Cambridge Analytica.Facebook

O Facebook anunciou no seu blogue, a 4 de abril, que a partir desta segunda-feira os utilizadores iriam começar a receber notificações no seu “feed” de notícias para saber se a Cambridge Analytica acedeu ou não aos seus dados: “Iremos dizer às pessoas se as suas informações foram partilhadas de forma imprópria pela Cambridge Analytica“, podia ler-se.

Os utilizadores afetados irão, assim, ver uma mensagem igual à que aparece na imagem do meio ou na da direita. Por outro lado, os que não foram afetados irão ver surgir no seu ecrã uma mensagem igual à da esquerda.

Versões das mensagens que o Facebook está a enviar aos utilizadores.Facebook

Uma das três notificações irá, desta forma, surgir no ecrã do utilizador informando-o como pode ver quais as aplicações que utiliza e quais os dados partilhados com as mesmas.

O Facebook estima que a informação de 87 milhões de utilizadores, entre os quais estarão mais de 60.000 portugueses, pode ter sido partilhada de forma indevida com a Cambridge Analytica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pode saber se os seus dados de Facebook foram usados pela Cambridge Analytica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião