OMC considera que guerra comercial já começou numa perspetiva política
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio afirma que "politicamente se deve estar a assistir ao início" da guerra comercial. Pede que os Estados-membros da OMC a evitem.
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, disse esta quinta-feira que uma guerra comercial já começou numa perspetiva política, depois da contenda sobre as taxas aduaneiras entre Washington e Pequim.
“Tecnicamente não estamos aí. Há certas medidas que foram anunciadas, mas ainda não foram aplicadas e há um diálogo”, entre esses países, afirmou Azevedo na conferência de imprensa da apresentação do relatório da organização sobre as perspetivas comerciais mundiais. Azevedo reconheceu, contudo, que “politicamente se deve estar a assistir ao início (da guerra comercial) e por isso pede aos Estados membros (da OMC) para tentarem evitá-la”.
O Governo chinês apresentou esta semana à OMC uma denúncia contra os Estados Unidos por estes terem imposto taxas aduaneiras de 25% e de 10% a determinados produtos de aço e alumínio provenientes do gigante asiático.
Esta foi a segunda denúncia de Pequim na OMC, depois de uma outra apresentada em 5 de abril contra a imposição de taxas aduaneiras no valor de 50.000 milhões de dólares que os Estados Unidos anunciaram que iriam aplicar a uma lista de 1.300 produtos chineses. Os 1.300 produtos chineses incluem tecnologia de ponta das indústrias aeroespacial e robótica.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OMC considera que guerra comercial já começou numa perspetiva política
{{ noCommentsLabel }}