Comunidade, a nova rede social do Youtube

  • Ana Luísa Alves
  • 15 Setembro 2016

Funciona através de um feed e vai permitir aos youtubers mais contacto com os seus seguidores, através de novas funcionalidades.

Segue um ou mais canais de Youtube? Saiba que foi anunciada esta terça-feira uma nova secção no Youtube que vai permitir enviar mensagens de texto, imagens ou GIFs através de feed. Chama-se “comunidade”, e nela os youtubers vão poder iniciar transmissões de vídeos em direto e em exclusivo para os seus seguidores.

A criação da “Comunidade” tem como objetivo tornar mais interativa a relação entre os youtubers e os seus seguidores. O marcador vai surgir entre os separadores “Playlists” e “Canais”. Quem já recebia as notificações para os vídeos novos dos canais que segue, agora também vai recebê-las para esta “Comunidade”.

O Youtube tem sido sinónimo de apenas um tipo de conteúdo desde a sua criação, em 2004. Mas não a partir de agora. Com esta alteração, outro dos objetivos do Youtube é perder cada vez menos público para redes sociais concorrentes, como o Facebook ou o Twitter, que têm vindo a incorporar ferramentas de streaming.

Por enquanto, esta novidade do Youtube está limitada a alguns canais internacionais: John e Hank Green (do canal Vlogbrothers), AsapSCIENCE, The Game Theorists, Karmin, The Key of Awesome, The Kloons, Lilly Singh, Peter Hollens, Rosianna Halse Rojas, Sam Tsui, Threatbanger e VSauce3.


“Se eu viajar para S. Francisco posso fazer um vídeo sobre isso, posso escrever um tweet e posso comunicá-lo no Facebook. Mas (com a “Comunidade”) agora posso chegar a todo meu público Youtube”, disse Hank Green à Fast Company.

“Na era digital, a fama pode ser passageira”, referiu Jake Roper, do canal Vsauce3. “Se não postarmos nada todos os dias, as pessoas esquecem-nos. ‘Será que ainda existo?’ Eu tenho esse medo”, confessou o Youtuber, salientando que, com a “comunidade”, os laços com os subscritores sairão fortalecidos.

A funcionalidade, que será uma das maiores inovações do Youtube, ainda está em fase de testes.

Editado por Mariana Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comunidade, a nova rede social do Youtube

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião