Vai poder partilhar um Uber com desconhecidos em Lisboa
A partir desta sexta-feira poderá partilhar um Uber com estranhos e pagar menos no fim da viagem. O serviço UberPool estará disponível de forma predefinida durante o Web Summit, em Lisboa.
A partir desta sexta-feira poderá partilhar uma viagem da Uber com um ou vários desconhecidos em Lisboa. A empresa de transporte privado vai disponibilizar na capital, entre 4 e 13 de novembro, o serviço UberPool, uma funcionalidade da aplicação já disponível em 33 das maiores cidades onde a Uber opera.
Durante esse período, que coincide com a realização da conferência Web Summit, os clientes da plataforma poderão optar por permitir que o motorista faça desvios para transportar outros passageiros cujo trajeto seja coincidente. Entre as vantagens, um corte de até 20% no custo final da viagem para todos os passageiros.
Rui Bento, diretor-geral da Uber no país, explicou que este é um “projeto-piloto” para avaliar uma introdução definitiva e futura da funcionalidade na cidade. “Lisboa merece ter o benefício de uma alternativa de mobilidade partilhada como UberPool. Uma viagem mais económica e partilhada vai ser boa para os utilizadores e vai ser boa, em última análise, para a própria cidade”, disse.
Durante os dias do teste, a funcionalidade estará ativa de forma predefinida na aplicação. O UberPool corresponde ao serviço base, o UberX, com a diferença de ter um preço fixo indicado logo no começo da viagem. O utilizador terá também de escolher quantas pessoas vai transportar, até um máximo de dois passageiros. Os restantes dois lugares poderão — ou não — ser ocupados por outros clientes.
“Nas maiores cidades onde estamos presentes, o que acontece é que há uma sobreposição muito grande de viagens, ou seja, há muitas pessoas a viajarem na mesma direção. É muito fácil haver um cruzamento dos pedidos de viagem”, explicou Rui Bento. Com o UberPool, “duas viagens em dois carros” transformam-se “numa viagem num carro”, acrescentou.
Partilhar? Nem toda a gente gosta
Segundo Rui Bento, o feedback de passageiros e motoristas nas cidades onde o serviço já está ativo “é muito interessante”, pois as pessoas “conseguem ter viagens acessíveis, simples e ainda mais económicas”.
No entanto, uma reportagem publicada pelo site Motherboard em maio deste ano indica que serviços como o UberPool e o Lyft Line (o serviço correspondente da transportadora Lyft) são pouco apreciados em algumas cidades. Certos passageiros veem no UberPool uma forma de ter uma viagem mais barata, esquecendo o facto de que terão de partilhar o mesmo automóvel com um estranho.
Há ainda relatos de viagens que demoram mais tempo do que o previsto e de mal-estar entre passageiros. Mas mais relevante do que isso, caso a aplicação não encontre passageiros para partilhar a viagem, os motoristas devem receber a diferença entre o valor que custaria o serviço normal e o preço pago pelo único cliente do UberPool, algo que, por vezes, não acontece, aponta o mesmo artigo.
Quanto a Lisboa, é também inesperada a forma como reagirão os taxistas portugueses, que se têm manifestado contra plataformas como a Uber e a Cabify. Questionado pelo ECO acerca deste tema, o diretor-geral da Uber em Portugal disse esperar “que corra tudo pelo melhor”. “Esperamos que as pessoas rapidamente se habituem e gostem da experiência de partilharem viagens com pessoas que nem conhecem”, conclui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vai poder partilhar um Uber com desconhecidos em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}