Empresa de carsharing Citydrive está em risco de falência

A Citydrive, que permitia desde 2014 alugar carros em Lisboa com uma app, já não funciona. Ex-trabalhadores queixam-se de salários em atraso. Pedidos de insolvência estão a ser avaliados na Justiça.

A Citydrive já não está a funcionar. Não só a aplicação não mostra qualquer automóvel disponível, como o próprio site da marca apresenta uma mensagem de erro. O ECO sabe que já foram entregues ao Ministério Público três pedidos de insolvência da empresa e que alguns trabalhadores se queixam de vários meses de salários em atraso. Para já, são reclamados na Justiça créditos num valor superior a 18.200 euros.

Esta aplicação foi uma das soluções pioneiras em Portugal para aluguer de automóveis de curta duração, que podiam ser reservados com o telemóvel e deixados em qualquer ponto na cidade. A empresa tinha dezenas de automóveis em Lisboa à disposição dos utilizadores, tendo arrancado operações com 40 carros em 2014. Como escreveu o ECO em 2017, tencionava chegar ao fim do ano com mais 250 automóveis elétricos na cidade.

Em Portugal, a Citydrive é detida pela empresa Nextmotion Unipessoal Lda., fundada por João Pernes, que renunciou ao cargo no final de 2016, de acordo com documentos do Ministérios da Justiça. Terá sido nessa altura que a empresa foi comprada pelo grupo suíço Yo!Car. Através dos atos societários, é possível confirmar que, no mesmo dia em que se dá a saída de João Pernes, entra um novo gerente na empresa: Jason Reid, o atual líder da Citydrive em Portugal, o qual os ex-trabalhadores garantem não conseguir contactar há algum tempo.

Num extenso documento em que explica a sua versão dos factos, um ex-trabalhador, que pediu anonimato, acusa o atual presidente executivo de “desistência” e “desertificação”. Considera ainda que a empresa foi deixada “ao seu acaso e sorte” e escreve que “inúmeras tentativas de contacto têm sido realizadas para a gerência da empresa e sua administração, mas qualquer tentativa tem sido condenada ao insucesso”.

O site da Citydrive mostra uma mensagem de erro.

“Foram seis meses de trabalho em vão”

O ECO tentou contactar a Citydrive, mas não foi possível chegar à fala com um responsável da empresa. O número de telefone indicado no site já não está atribuído. A página oficial da Citydrive no Facebook também foi apagada. Contactada, a Yo!Car também não tinha respondido a tempo de publicação deste artigo.

Fonte próxima de uma empresa que trabalhou com a Citydrive na promoção e divulgação do serviço disse que esse trabalho nunca foi pago. “Foram seis meses de trabalho em vão”, desabafou. “Eles desapareceram do mapa. Ficaram a dever a toda a gente”, acrescentou, pedindo o anonimato.

O ECO teve acesso a documentos que confirmam um pedido de insolvência da Nextmotion Unipessoal Lda por parte de um ex-trabalhador. Os documentos estão datados de 23 de março deste ano. Noutro documento, é remetida ao tribunal uma certidão que visa tentar que os antigos trabalhadores acedam ao Fundo de Garantia Salarial para recuperarem os créditos a que dizem ter direito. Mas existem outros dois processos que se encontram a ser avaliados na Justiça.

A Citydrive cobrou 19,90 euros a cada novo utilizador registado, mas o serviço já não se encontra disponível. O custo do serviço era ainda de 29 cêntimos por minuto na primeira hora de utilização e 25 cêntimos por minuto após a primeira hora, até um máximo de 69,90 euros por dia. Segundo fonte familiarizada com a situação da empresa, a Citydrive conta com “mais de 10.000 utilizadores” inscritos na plataforma.

Esta notícia surge numa altura em que entrou um novo operador no mesmo mercado em Lisboa. Esta quarta-feira, foi apresentada na Câmara Municipal de Lisboa a aplicação Emov, que conta com 150 automóveis elétricos e funciona da mesma forma que funcionava a Citydrive. Em Lisboa, conta com o apoio do grupo PSA e concorre com outras soluções semelhantes: a DriveNow (da BMW e em parceria com a Brisa) e a 24/7 City (da Hertz).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa de carsharing Citydrive está em risco de falência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião