Energia trava bolsa. BNP Paribas dita queda da Galp

A bolsa nacional está em queda na última sessão da semana. Segue a tendência das restantes praças europeias, penalizada pelos títulos do setor energético. A Galp Energia cai mais de 1%.

Depois de três sessões de ganhos, a praça portuguesa está a perder valor. Numa sessão negativa para a generalidade dos índices europeus, Lisboa está a ser pressionada pelo comportamento dos títulos do setor energético, com a Galp Energia em destaque. Cai mais de 1% com a revisão da recomendação do BNP Paribas.

O PSI-20 abriu a cair 0,38%, queda que aliviou entretanto. Mesmo assim, está a desvalorizar 0,04% para 5.519,80 pontos, corrigindo de três sessões positivas. Na Europa o cenário é idêntico, com os índices a apresentarem descidas em torno dos 0,2%. Há, contudo, exceções, como é o caso do FTSE do Reino Unido. Sobe 0,3%.

São os títulos do setor energético que se destacam em Lisboa. Num dia de ganhos para o petróleo, com os investidores à espera das conclusões da reunião da OPEP, a Galp Energia acaba por cair. A petrolífera recua 1,37% para os 15,89 euros, isto depois de ver a recomendação para os seus títulos cortada de “neutra” para underperform” por parte do Exane BNP Paribas.

A EDP também recua, assim como a REN, sendo que às quedas da energia junta-se a descida dos títulos do BCP, que recuam 0,46% para 28,41 cêntimos. A Mota-Engil mantém a tendência negativa, enquanto a Altri volta a apresentar ganhos, depois de ter atingido um valor recorde na última sessão. Está a ganhar 0,35% para 5,81 euros.

A impedir uma queda mais expressiva da bolsa está a Jerónimo Martins, que soma 0,49% para 14,26 euros, num dia em que a Sonae Capital e a F. Ramada brilham com ganhos de mais de 1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia trava bolsa. BNP Paribas dita queda da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião