BCP e EDP pressionam. Lisboa arranca semana no vermelho

  • Rita Atalaia
  • 23 Abril 2018

Depois de quatro sessões consecutivas de ganhos, a bolsa nacional está de regresso ao vermelho. Acordou a cair 0,1%, pressionada pelas perdas da EDP mas também do BCP.

Depois de quatro sessões consecutivas de ganhos, a bolsa nacional está de regresso ao vermelho. A praça portuguesa acordou a cair, ainda que ligeiramente, pressionada pelas perdas do grupo EDP, mas também do BCP. Nem a valorização dos títulos da Galp Energia ajudou a compensar.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a cair 0,11% para 5.521 pontos, tendo oscilado entre ganhos e perdas nos primeiros minutos de negociação. A bolsa nacional acompanha, assim, a tendência indefinida no resto da Europa, com o Stoxx 600 a seguir com poucas alterações, enquanto as restantes praças europeias registaram perdas ligeiras.

Lisboa oscila entre ganhos e perdas

A influenciar o desempenho negativo da praça nacional segue o grupo EDP, com a casa-mãe a descer 0,25% para 3,1970 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis recua 0,38% para 7,8750 euros. Ainda do lado das perdas, o BCP desvaloriza 0,07% para 28,86 cêntimos e a Jerónimo Martins cede 0,04% para 14,1950 euros. Já os CTT caem 0,85% para 3,0200 euros. A Pharol abriu igualmente em baixa, caindo 0,47%, no dia em que vai apresentar os resultados para 2017.

Nem os ganhos da Galp Energia estão a ajudar a compensar esta tendência negativa. A petrolífera segue em alta de 0,38% para 16,0100 euros, ignorando a queda dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O Brent, negociado em Londres, cede 0,28% para 73,85 dólares, ao passo que o WTI, em Nova Iorque, cai 0,37% para 68,15 euros.

(Notícia atualizada às 08h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e EDP pressionam. Lisboa arranca semana no vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião